Usina de energia solar é entregue à Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul

Projeto reforça compromisso do Judiciário com a sustentabilidade e está em consonância com a agenda 2030 da ONU

Os painéis que se sobressaem na área verde da Cidade da Justiça fazem parte de uma decisão administrativa que reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) com sustentabilidade. A usina fotovoltaica, ou usina de energia solar, entregue nesta sexta-feira, 29, não só produzirá “energia limpa” às instalações do Judiciário na região, como também contribuirá com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 7, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidades (ONU).

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, acompanhada da desembargadora Waldirene Cordeiro, que esteve à frente da Administração quando o projeto foi iniciado, fez a entrega oficial da instalação que já está em pleno funcionamento.

As desembargadoras Eva Evangelista, Denise Bonfim, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e os desembargadores Laudivon Nogueira e Elcio Mendes prestigiaram a entrega, junto aos magistrados e magistradas que atuam na Comarca de Cruzeiro do Sul.

Considerando ser esse um resultado que está sendo colhido diante do que foi planejado e executado pelo Judiciário acreano, a desembargadora Regina Ferrari falou da importância da usina. “Esta iniciativa é mais do que uma simples adoção de tecnologia verde; ela é um testemunho do nosso compromisso em abraçar e liderar mudanças positivas em nossa sociedade”.

“A instalação de uma usina fotovoltaica notadamente é uma medida importante para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, amenizar os impactos das mudanças climáticas e promover a transição para uma economia mais sustentável e verde para geração de energia limpa”, ressaltou a desembargadora Waldirene Cordeiro.

O diretor do Foro, juiz de Direito Erick Farhat, agradeceu as duas gestões que trabalham para a concretização da usina. “É um importante ganho para a Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, mas também para a sociedade, pela contribuição do Judiciário com a sustentabilidade”.

Segundo a presidente do TJAC, “os números são impressionantes, mas o verdadeiro valor deste projeto reside em sua mensagem maior. Ao investir em energia solar, estamos demonstrando nosso compromisso com um sistema de justiça que não apenas resolve conflitos, mas também promove valores como a sustentabilidade, a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente”.

Economia e compromisso

São 490 módulos de 540 Watts na usina fotovoltaica de Cruzeiro do Sul. Este sistema será capaz de suprir todas as necessidades de energia da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul e ainda gerar excedentes para outras comarcas do nosso Poder Judiciário.

A usina representará um abatimento de 95% do consumo atual de energia do complexo da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul. Resultará em quase 50% de economia financeira na fatura de energia da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul.

Trata-se de uma economia de até 8% do total atualmente faturado pelo TJAC em todo o Estado do Acre. Correspondendo a um abatimento financeiro equivalente ao somatório de 10 comarcas de pequeno e médio porte do TJAC.

Campanhas para desligar computadores, lâmpadas e reduzir o consumo de água, papel e zerar o uso de copos plásticos e o desenvolvimento de projetos como a Biblioteca Compartilhada, Horta Compartilhada, até a instalação das áreas verdes em Rio Branco e Cruzeiro do Sul são iniciativas que somadas as usinas fotovoltaica demonstram o compromisso do Tribunal de Justiça do Acre com a sustentabilidade.

Texto: Andréa Zílio/ Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.