Comunidade do bairro Calafate é atendida pelo Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre

Serviços de saúde, emissão de documentos e orientações jurídicas foram ofertadas as pessoas que buscaram a Escola Henrique Lima, nesta sexta-feira, 14

Localizado próximo a região que abriga a Cidade da Justiça na capital do Acre, a comunidade da regional Calafate, que abrange em torno de 18 bairros, recebeu nesta sexta-feira, 14, na Escola Henrique Lima, das 8h às 15h, os atendimentos e serviços do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que promoveu justiça e cidadania ao levar o poder público para próximo das pessoas que precisam.

Durante o dia foram ofertados: a emissão de documentos, disponibilizando gratuitamente RG, CPF, Título de Eleitor, e Certidão de Nascimento; atendimentos de saúde, com regulação da Central de Agendamentos de Cirurgias, do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, agendamento de consultas, realização de testes rápidos, serviços de nutricionista, clínico geral, ortopedista, odontologia, aferição de pressão e glicemia; e atendimentos jurídicos com Ministério Público, Defensoria Pública e o ônibus do Programa Justiça Sobre Rodas, atendendo monitorados e demais processos de regime aberto e semiaberto.

Para a estudante Manuela Mendonça, 14 anos, que foi tirar seu Registro Geral, a ação facilitou. Ela contou que saiu cedo de casa, no bairro Sobral, distante em torno oito quilômetros do Calafate, e junto com sua mãe, Eliana da Silva, 34, foram atrás da documentação. “Facilitou. O Projeto Cidadão é bom. Tem pessoas que não conseguem pagar e vem no Projeto Cidadão para tirar os documentos”.

Conscientes da relevância social de cada edição realizada ao longo desses 28 anos de existência do Projeto, a desembargadora Eva Evangelista (coordenadora do Projeto Cidadão), acompanhada do corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, e do desembargador Elcio Mendes (diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre) visitaram as salas onde os serviços eram realizados, conversando com as equipes de trabalho e as pessoas que buscavam o acesso à cidadania por meio da emissão do documento, agendamento de consulta ou orientação jurídica.

Mizaniel Rosendo, 58, procurou a escola, enfrentou a fila que estava dando a volta pela praça, localizada na frente da unidade de ensino, para tirar o novo RG, conhecido como carteira de identidade. Ele e a esposa conseguiram solicitar a expedição do documento, e mesmo com poucas palavras, Mizaniel agradeceu pelo atendimento: “Foi tudo ótimo, maravilha”.

Parceria pela cidadania

Os serviços prestados foram financiados pelo Convênio do TJAC com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Plataforma + Brasil n.° 902187/2020/CGPGC/GAB-Senajus/SENAJUS) e conta com a parceria da Polícia Civil, com o Instituto de Identificação, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), do Estado do Acre por meio das Secretárias de Saúde (Sesacre), de Assistência Social dos Direitos Humanos (SEASDH) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), da Defensoria Pública estadual (DPE/AC), da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e do Incra. Além do apoio na infraestrutura de internet com a Sem Fronteiras.

Quem também estava cedo pegando informações com a organização e repassando para as pessoas que estavam na fila, foi o presidente da Associação de moradores da regional do Calafate, Hudson Rodrigues da Costa. Orgulhoso da história do bairro, Hudson enfatizou que é preciso ações como o Projeto Cidadão para que as necessidades dos serviços públicos sejam atendidas.

“Para nós é muito gratificante uma ação dessas, porque abrange todos os bairros da nossa regional, a regional do Calafate. Isso é muito bom. A comunidade é muito carente e precisa muito do Projeto Cidadão. Não só a regional do Calafate, mas também outras, a gente sabe da carência do Poder Público nas nossas comunidades. Então, é uma alegria ter o Projeto Cidadão aqui, que venha mais vezes”, comentou o presidente do Bairro.

Texto Emanuelly Falqueto / Fotos Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.