Projeto Eca na Comunidade orienta alunos sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira, 18, alunos e alunas da Escola Marilda Gouveia, na capital, receberam orientações do Judiciário do Acre sobre formas de enfrentar e prevenir esses crimes

Nesta quinta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a pedagoga e servidora do Judiciário do Acre, Alessandra Pinheiro, do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) às Varas da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco, conversou com os estudantes de três turmas de sexto ano da manhã, da Escola Estadual Marilda Gouveia.

Combater a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma das muitas missões da Justiça. Por isso, a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realiza ações para proteção dos pequenos. Entre as iniciativas estão palestras de conscientização através do projeto Eca na Comunidade. O projeto leva equipe multidisciplinar para realizar uma série de atividades com alunos e alunas, abordando maneiras de combater esses crimes e apontando caminhos para buscar ajuda.

Foto da pedagoga do TJAC ministrando palestra numa escola no projeto Eca na Comunidade

Durante o diálogo mediado por recursos audiovisuais, a pedagoga explicou o que é o abuso e a exploração sexual, apontando exemplos de condutas que podem ser enquadradas nesses crimes, discorreu sobre o abuso cometido utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Além disso, a profissional explicou quais são os canais de denúncia para qualquer tipo de violência contra criança e adolescentes.

Em situações assim, é possível buscar ajuda diretamente na escola, falando com professores, orientadores ou diretores; também pode-se falar com conselheiros tutelares da cidade onde reside. Outros canais são: o Disque Direitos Humanos (Ligue 100) e a Polícia Militar (190).

Para Alessandra Gouveia o trabalho tem função de proteção e prevenção das crianças e adolescentes. “É de extrema importância, porque conseguimos fornecer informações para o autocuidado e autoproteção. Nesse sentido, o Judiciário está alinhado com a atuação da escola e com a Base de Diretrizes Curriculares. Assim, o Judiciário atua com a responsabilização desses crimes e também com a prevenção, desmistificando a imagem de Justiça só punitiva, e fazendo o trabalho preventivo de orientação”.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.