Celebração da Semana Nacional de Adoção em Cruzeiro do Sul: um refúgio de ação e cuidado

Tribunal de Justiça do Acre realiza diversas ações na capital e municípios, intensificando sua atuação no mês da Adoção e reforçando o compromisso com o tema 

Neste mês de celebração da Semana Nacional de Adoção, a Comarca de Cruzeiro do Sul, por meio da 1ª Vara Cível, realizou na manhã desta sexta-feira, 26, um encontro com as crianças na Fundação Betel – Casa Lar Ester Camelli, proporcionando atividade recreativa, atendimento odontológico, psicológico e médico, além de música com a participação do Conservatório Musical do Juruá.

Com objetivo de oferecer atenção, cuidado e lazer para as crianças, magistradas (os), servidoras (es) foram responsáveis por uma manhã diferente no abrigo. A Fundação acolhe atualmente 43 crianças e adolescentes de forma integral, vítimas de violências e em situação de vulnerabilidade.

Segundo o juiz de Direito substituto, Mateus Santini, que ficou à frente da ação, tudo foi planejado para garantir que as crianças desfrutassem de momentos de diversão e descontração e tivessem atendimentos importantes na área da saúde. A iniciativa teve como parceiros a Defensoria Pública do Estado (DPE) e profissionais da saúde como voluntários. 

Durante a atividade, o magistrado ressaltou a emoção de fazer parte daquele momento. “Creio no amor ao próximo, na benção que é o sentimento da fraternidade. A adoção, o apadrinhamento são gestos genuínos de amor, de carinho, e de afeto. Toda iniciativa que fazemos é de suma importância para a nossa sociedade. Afinal, como diz a nossa querida desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal, a Justiça começa na infância”, disse.

A juíza de Direito substituta, Rosilene Santana, também participou como voluntária da ação. “Estou grata por ter sido convidada a integrar e contribuir com esse momento. Parabenizo o Dr. Mateus, pela iniciativa, e o Dr. Diego pelo apoio. É muito importante que haja eventos como esse, promovendo momentos de conhecimento, alegria e descontração para estas crianças e adolescentes que já passaram e ainda passam por tantos traumas. As necessidades são de toda ordem e a sociedade pode contribuir materialmente e afetivamente dos que estão na fundação. Hoje viemos tentar amenizar e trazer um pouco de alegria e carinho”, comentou a magistrada.

O defensor público Diego Luiz Sales, ressaltou que “a Defensoria Pública acredita em ações como essa porque envolve vários atores do sistema, como o Poder Judiciário, que atuam em favor da defesa da criança e do adolescente. Todo evento que traz dignidade e afetividade como essa é louvável e deve ser fomentado”.

 

 

A assistente social responsável pela Fundação Betel, Tânia, agradeceu e comentou sobre a iniciativa. “Foi a primeira vez que tivemos um evento em comemoração ao dia Nacional da Adoção e queremos agradecer o Poder Judiciário e a Defensoria Pública por promoverem uma ação como esse. Foi um lindo dia. As criançada amou”, frisou.

Um dos voluntários da ação, o cirurgião bucomaxilo, Anderson Nascimento, falou sobre o trabalho que realizou. “Hoje à convite do amigo, o juiz Dr. Mateus, tive a oportunidade de falar para as crianças sobre a prevenção na área da saúde bucal, evitando complicações que podem levar à quadros de infecção variados, inclusive infecção cardíaca . Estou muito agradecido pela oportunidade em contribuir”. 

“Queremos mostrar às crianças que elas são valorizadas, amadas e dignas de atenção especial. Queremos que elas saibam que existem pessoas que se importam com elas e estão dispostas a ajuda-las a ter um outro caminho”, finalizou o juiz Mateus Santini.

Na celebração da Semana Nacional de Adoção, o Tribunal de Justiça do Acre reforça seu compromisso realizando diversas atividades, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), e de iniciativas na capital e nas comarcas, coordenadas por seus profissionais, magistradas (os), servidoras (es), que para além do serviço jurisdicional, mas também no social, por meio de seus programas e projetos.

Para conhecer mais essas iniciativas é só acessar a página da Coordenadoria da Infância e Juventude .

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.