Projeto Cidadão integra programação de aniversário de Acrelândia realizando Casamento Coletivo

Casamento coletivo do Projeto Cidadão é uma ação de cidadania, pois fornece de forma gratuita acesso a oficialização das uniões, para aqueles que não têm condições de arcar com os custos no cartório

O Casamento Coletivo do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) integrou, nesta quarta-feira, 26, parte da programação de aniversário de 31 anos do município de Acrelândia, distante 119 km da capital Rio Branco. A festividade ocorreu no Ginásio de Esportes, no centro do município.

Além de padrinhos, parentes e comunidade ansiosos e emocionados, prestigiaram o evento o prefeito de Acrelândia Olavo Francelino de Resende, a delegatária do Cartório de Acrelândia Miliane Gomes, a secretária Municipal de Assistência Social Regiane Teixeira Bezerra e demais autoridades do Poder Executivo e do Legislativo municipal.

 

 

O prefeito de Acrelândia Olavo Francelino demonstrou alegria pelo Casamento Coletivo integrar a programação de aniversário da cidade e estimou felicitações aos 46 noivos presentes na cerimônia.  “Estamos iniciando hoje a nossa festa de 31º aniversário de Acrelândia, cidade bastante jovem. Que bom que iniciamos com um casamento coletivo. Desejo aos noivos toda sorte e toda felicidade do mundo”, disse o chefe do Poder Executivo Municipal.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz de Direito substituto Guilherme Miotto, da Comarca de Acrelândia. Há menos de uma semana no município, o magistrado falou da experiência de início de carreira. “Experiência diferente, mas muito revigorante, porque eu cheguei há poucos dias e já estou realizando esse casamento pelo Projeto Cidadão que é um projeto muito importante para o Tribunal de Justiça”, finalizou.

O magistrado celebrante falou ainda sobre a relevância de uma ação social desse porte para a comunidade, principalmente para os munícipes mais carentes. “Esse tipo de evento é muito importante para as pessoas, especificamente para as de baixa renda. Ainda que os proclamas podem ser abrangidos eventualmente pela gratuidade, principalmente para os pobres, ainda assim é muito importante esse tipo de ação, porque é o momento em que as pessoas são vistas com dignidade, todo mundo feliz, sorriso no rosto e querendo participar. Isso é muito legal”, finalizou.

 

 

Mantendo a tradição do Casamento Coletivo, o casal mais experiente e o casal mais jovem ganham local de destaque à frente do juiz celebrante e próximo ao dispositivo de honra. Representando os consortes mais experientes, Sadraque José Gondim e Maria do Socorro Barros da Silva estão juntos há 25 anos e aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. Como nubentes mais jovens Rivelino Jeronimo Camargo e Luana Mendonça de Souza, juntos há um ano e meio.

Projeto Cidadão

O projeto cidadão é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre que tem como finalidade primordial, assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social. Ao longo de quase três décadas do Projeto Cidadão, contabilizam mais de 50 mil uniões realizadas através do Casamento Coletivo. O casamento coletivo do Projeto Cidadão é uma ação de cidadania, pois fornece de forma gratuita acesso a oficialização das uniões, para aqueles que não tem condições de arcar com os custos no cartório.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.