Modernização e crescimento: inauguração da Diretoria de Tecnologia e Informação marca nova fase do tribunal

Novos ambientes proporcionam segurança para os equipamentos, espaço para o atendimento e interatividade entre gerências

“Ano novo, casa nova” – essa foi a novidade celebrada pelos servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, com a inauguração da nova sede da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).

A atual gestão composta pela desembargadora Waldirene Cordeiro na Presidência, desembargador Roberto Barros na vice-presidência, e desembargador Élcio Mendes na Corregedoria-Geral da Justiça finalizam seu compromisso administrativo com a entrega das obras, que são legado para o patrimônio institucional.

A mudança é o processo no qual o futuro está adentrando na rotina presente. “É uma felicidade fazer a entrega desse novo espaço para a diretoria. Com a pandemia, sentimos a real necessidade do avanço tecnológico, por isso investimos em mais equipamentos e nos espaços para que fosse possível ter um novo momento de modernidade no Poder Judiciário acreano”, disse a desembargadora-presidente.

O diretor da Ditec, Afonso Evangelista, é funcionário do tribunal há 28 anos e a inauguração foi um momento que ele considerou emocionante e memorável: “esse é um sonho acalentado por nós há mais de 12 anos. Havia a necessidade de um local que comportasse nossa estrutura – porque o tribunal cresceu e a Ditec acompanhou esse crescimento. Assim continuaremos auxiliando no que for necessário para que esse tribunal seja cada vez mais forte e possamos atender toda a população, que é o nosso maior anseio”.

A nova sede acolhe a estrutura da Ditec, composta pela Gerência de Sistemas, Gerência de Segurança da Informação, Gerência de Redes e Gerência de Serviços de Tecnologia da Informação. Todas essas são responsáveis pelo desenvolvimento de soluções, aperfeiçoamento dos processos operacionais e implementação de melhorias visando celeridade, segurança e eficiência.

 

 

“Não existe crescimento sem mudança”
A renovação consagra uma nova fase da Ditec, já que o ambiente físico e social tem influência direta nos resultados do trabalho. Com mais espaço, salas mais iluminadas, novos móveis e ambientes para reuniões, a reconfiguração interna valoriza o bem-estar das equipes da unidade.

É importante ressaltar que o tribunal movimenta um grande volume de dados, por isso precisa de uma estrutura adequada de tecnologia da informação, além de ser necessário seguir as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme previsto na Resolução n° 370/2021.

A melhoria na infraestrutura foi possível por meio do Termo de Cooperação Técnica com o governo do Estado. Segundo a diretora de Logística, Alessandra Araújo, o investimento de R$ 2,4 milhões foi aplicado no desenvolvimento do projeto modernizado, com todos os setores internamente integrados e amplos.

O engenheiro Gustavo Ferraz explicou que foi colocado novo piso, feita adequação elétrica e lógica dentro dos padrões, banheiro e acessos adequados para acessibilidade, paredes em gesso drywall e vidro em todas as salas, forro acústico e iluminação embutida, refrigeração ambiental, troca de todo o telhado, paisagismo contemplativo e pintura total do prédio.

Para o resultado final, a Diretoria de Informação Institucional (DIINS) também atuou no projeto garantindo a identidade visual da unidade. Placas, banners, plotagens e adesivos compuseram a qualidade da obra.

 

 

Mais obras para 2023

Na oportunidade, foi assinado Termo de Cooperação entre o TJAC e o governo do Estado para manutenção, reforma e adequação da Escola do Poder Judiciário, dos fóruns das Comarcas de Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Sena Madureira e Xapuri.

O diretor da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) Esteferson Rocha, representando o governador Gladson Cameli nesta agenda, afirmou que revitalização do prédio representa a priorização das parcerias e o valor do fortalecimento das instituições, “isso é fundamental para tudo aquilo que nós entregamos de serviços para a população acreana”.

Também prestigiaram o evento a decana da Corte, desembargadora Eva Evangelista, o desembargador Samoel Evangelista, a desembargadora Regina Ferrari, os juízes Leandro Gross, Lois Arruda, Zenice Cardozo, servidores da secretaria de infraestrutura do Estado e do tribunal.

 

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.