Servidoras e Servidores do Judiciário acreano são homenageados pela gestão do TJAC

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou a Semana do Servidor em todas as unidades judiciais nos 22 municípios do Estado, para reconhecer e valorizar cada pessoa que contribui diariamente prestando seus servidos e promovendo Justiça

Sem o servidor e a servidora pública a democracia estaria ameaçada, cada pessoa que integra os órgãos da Administração, seja nas esferas municipais, estaduais ou nacionais, e nos três poderes é vital para atender a sociedade, garantindo direitos sociais. Então, para homenagear, reconhecendo a importância dessas pessoas e, também, para festejar o Dia do Servidor Público, comemorado com feriado na sexta-feira, 28 de outubro, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) preparou programação da Semana do Servidor, para todas as unidades judiciárias dos 22 municípios do Estado.

Com o tema “Mais que trabalho é servir ao público”, a atividade iniciou na segunda-feira, 24, no Fórum Criminal, depois, na terça-feira, 25, foi a vez dos Juizados Especiais, e na quarta-feira, 26, as equipes do Fórum Barão do Rio Branco, receberam cafés-da-manhã e atendimentos de saúde Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), voltados a prevenção do câncer de mama, colo de útero e próstata, pelas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Por fim, na quinta-feira, 27, foi ofertado café da manhã simultaneamente em todas cidades do interior e também na sede do TJAC.

 

 

No Tribunal, além do café da manhã, atendimentos de saúde e beleza, aconteceram apresentações, revelando os talentos artísticos dos servidores e servidoras: a servidora da Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, Ane Kelly trouxe um número de Dança, embalando todos nos passos do Bolero; o servidor da Gerência de Comunicação, Júnior Barros tocou e cantou; a gerente de Acervos Ana Cunha fez um poema sobre a data e declamou; a servidora Val Amorin também recitou uma das poesias de seu livro “Diário de uma Infiel Intimidade”; e encerrando o momento as servidora Lina Grasiela cantou e animou junto com a cantora Iana Sarquis.

No final da última apresentação, teve até a participação surpresa de um robô gigante, que colocou a equipe para dançar e depois tirou muitas selfies com servidores e servidoras. Tudo preparado e organizado no capricho, cuidado e carinho pela Administração do TJAC com apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Acre (Sinjus-AC).

 

 

Valorização

As homenagens foram realizadas pela primeira vez na história do Judiciário em todas as unidades, como mais uma forma que a gestão do TJAC, composta pela desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro e pelos desembargadores Roberto Barros (vice-presidente) e Elcio Mendes (corregedor-geral da Justiça), encontrou para valorizar as servidoras e servidores.

A presidente do TJAC ressaltou que ao longo da sua administração foram garantidas conquistas voltadas ao servidores e servidoras, como: pagamento das verbas rescisórias, aumento nos auxílios saúde e alimentação, reformas nas comarcas e entrega de novos equipamentos para que tanto os servidores tivessem melhores condições de trabalho, quanto a população tenha um serviço mais ágil e eficiente.

 

 

“Após meses de trabalho remoto/híbrido, face à pandemia, este é o nosso reencontro, e temos muito a comemorar, pois foram muitos avanços da instituição e de toda a equipe. Dentre as prioridades da atual gestão, está a valorização dos servidores desta casa. Nosso foco foi melhorar o bem-estar de cada um. A família do Judiciário tem o propósito maior que é servir a aqueles que nos procuram, a maioria dos que nos procuram estão sofrendo com alguma mazela, por isso, nosso objetivo é prestar um serviço jurisdicional eficiente, célere e de qualidade. O Poder Judiciário do Estado do Acre só se manterá forte se todos nós, servidores, servidoras, magistrados e magistradas dermos o nosso melhor”, disse a presidente.

 

 

Atuando e representando os servidores e servidoras para concretização de benefícios e melhorias, os integrantes das organizações sindicais das classes de trabalhadores Judiciário também participaram do encerramento da Semana do Servidor. O presidente do Sinjus, Isaac Ronaltti externou e agradeceu a desembargadora Waldirene ressaltando a forma tênue de ela conduzir a entidade. “Foram dois anos de muito aprendizado. Em nome do sindicato, agradeço a gestão do Tribunal e parabenizo aos servidores pelo trabalho de desempenham a nossa sociedade e seguimos juntos em busca de resultados e de uma sociedade muito melhor”, disse.

 

 

Orgulho e comemoração

Mais que um ato institucional, a Semana do Servidor deu oportunidade a cada pessoa que trabalha e se dedica na promoção de justiça, pudesse comemorar e orgulhar-se de seu serviço, assim como, ressaltou a servidora Thaís Sabrina, na segunda-feira, 24, na abertura da Semana realizada no Fórum Criminal.

“É importante valorizar o servidor para nos manter motivado todos os dias para que possamos prestar o nosso melhor serviço para os jurisdicionados. A gestão da desembargadora Waldirene foi ótima e priorizou muito o servidor, com a questão do horário, aumento nos auxílios e essa atividade do café-da-manhã para comemorar o Dia do Servidor Público é de extrema importância e de uma sensibilidade da gestão em reconhecer o trabalho do servidor”, disse Thaís que iniciou sua contribuição no Judiciário como estagiária há oito anos atrás.

Outros servidores e servidoras também falaram sobre a relevância de seu ofício para garantir direitos, como o servidor Pizac de Lima, que prefere ser chamado de Zac. Meio tímido, Zac disse: “sou garçom, as pessoas podem até não valorizar, mas sei que exerço uma função importante e faço com carinho e compromisso”.

Já as servidoras Anne Valéria, do Fórum de Bujari, Casilda de França Luiz do Fórum Barão e Patrícia Lopes da sede do Tribunal também elogiaram o evento e agradeceram a atual gestão pela dedicação e competência.

Enquanto, o servidor Carlos Vasconcelos que atualmente está no Protocolo, mas já passou por diversos setores dentro da Justiça estadual nesses 30 anos de serviço, deixa a seguinte lição sobre o que é ser servidor público: “Eu acordo de segunda a sexta e venho trabalhar feliz por esse meu ganha-pão. Sou servidor público e tenho orgulho disso, dessa minha história de vida, com esse trabalho criei meus filhos e sei que estou contribuindo com as pessoas que precisam”.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.