Webinário é realizado novamente para conhecimento da Central de Processamento Eletrônico

A atividade teve o objeto de engajar os magistrados e magistradas, servidores e servidoras das próximas unidades que os processos serão recepcionadas pela CEPRE. Participaram mais de 50 pessoas.

Um novo webinário foi promovido para apresentação da Central de Processamento Eletrônico, a CEPRE. Desta vez, a atividade aconteceu nessa sexta-feira, 2, para magistradas, magistrados, servidoras, servidores da Comarca de Rio Branco, das Varas de Família, das Varas da Fazenda Pública, das Varas Cíveis, Juizados Cíveis das Comarcas de Assis Brasil, Brasileia e Bujari.

Com a finalidade de incrementar a tramitação de processos judiciais por meio da inovação de trabalho, a CEPRE entrou em funcionamento no Poder Judiciário do Acre em julho e desde então tem apresentado resultados satisfatórios tendo a frente o desembargador Samoel Evangelista, na função de superintendente; o juiz de Direito Alex Oivane, na função de coordenador; e a servidora Creuziane dos Santos, na função de diretora desempenhando o serviço na unidade com os servidores.

No webinário, foram apresentados os atos normativos da CEPRE, a composição da equipe, dados, os benefícios, a interação da CEPRE com as demais unidades e as orientações. A atividade teve ainda o objeto de engajar os magistrados e magistradas, servidores e servidoras das próximas unidades que os processos serão recepcionadas pela CEPRE. Participaram mais de 50 pessoas.

De acordo com o juiz Alex Oivane, o principal indicador de desempenho são os resultados da equipe, uma vez que as inovações em termos de gerenciamento, tecnologia, rotina organizacional e jurídica estão em andamento, visando a melhoria do serviço prestado ao cidadão.

Instituída pela Resolução nº 47/2022 do Conselho Estadual da Justiça (Cojus), a Cepre traz uma nova dinâmica de organização na estrutura gerencial para a concretização e melhoria dos serviços em prol da sociedade.

“O serviço constitui uma legítima inovação do Poder Judiciário no cumprimento de decisões e na execução de atos em processos que estejam tramitando nas unidades judiciárias do Estado do Acre”, disse.

A CEPRE, atualmente, opera com os processos dois três juizados cíveis da comarca de Rio Branco e as cinco varas cíveis da capital. Nesse período, a Central contribuiu expressivamente para o aumento de 93,12% da quantidade de processos baixados (2.329 processos), comparado aos 45 dias anteriores à ação do órgão nessas unidades (1.206 processos). Veja mais sobre os dados da CEPRE clicando aqui.

A Central Eletrônica de Processamento, vale destacar, foi idealizada no âmbito do Tribunal de Justiça do Matogrosso do Sul (TJMS) e tornou-se referência no gestão processual no país, tendo sido adotada como boa prática pelo TJAC, em processo de que objetivou o intercâmbio de experiências bem sucedidas na área.

“O intuito principal é esse – que o cidadão consiga ter a sua demanda judicial atendida no menor prazo possível”, complementou a diretora do órgão, Creuziane Santos.

O assessor da Corregedoria-Geral Célio Rodrigues enfatizou sobre que a CEPRE alterou algumas rotinas de trabalho, ocasionando mudanças. ‘Foram mudanças positivas. Bons resultados em produtividade, garantindo aumento da celeridade do Judiciário do Acre e quem ganha é o jurisdicionado, finalizou

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.