Segunda Turma Recursal garante cirurgia urológica para paciente

Decisão destacou que a saúde e a vida são bens jurídicos constitucionalmente tutelados, por quais se devem velar a integridade

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Acre negou provimento ao recurso apresentado pela Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), mantendo a obrigação desta em fornecer o procedimento cirúrgico de nefrolitotripsia percutânea a uma paciente.

Inscrita no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), a autora do processo aguarda por essa cirurgia urológica desde 2019. Os demandados não apresentaram documentos que demonstrem a posição da reclamante na fila de cirurgias no Sistema Público de Saúde Estadual.

O juiz Giordane Dourado assinalou que consta nos autos a comprovação da necessidade da intervenção requerida, por meio da prescrição médica e solicitação realizada por profissional especialista da rede pública de saúde.

Portanto, o Colegiado votou pela manutenção da sentença. “O médico constatou a imprescindibilidade da cirurgia e há uma espera injustificada, posto que até o momento não há uma data mesmo após um longo lapso temporal”, afirmou o relator.

A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico n° 7.053 (pág. 15), da última sexta-feira, dia 29. (Processo n° 0705524-82.2021.8.01.0070)

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.