Presidente do TJAC prestigia solenidade de homenagem à Defensoria Pública

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, felicitou a categoria e fez um reconhecimento do Poder Judiciário à instituição.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, prestigiou solenidade para homenagear o Dia Nacional da Defensora, do Defensor e da Defensoria Pública, comemorado nesta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Em seu discurso, a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro felicitou a categoria e fez um reconhecimento do Poder Judiciário à instituição. “A atividade da Defensoria é uma missão nobre dada a todos esses abnegados servidores públicos, porque defende uma classe de pessoas que não tem condições financeiras de custear advocacia particular. Nesse sentido, eu reafirmo que a classe exerce um papel político fundamental na consolidação da democracia e na garantia dos direitos fundamentais. Portanto, ela possibilita aos vulneráveis economicamente manter o equilíbrio nas relações jurídicas. Acrescento que a Defensoria Pública sempre atuou em parceria com o Poder Judiciário. Desejo a todos as defensoras e defensores que continuem com a mesma garra, pois este é nosso chão, é por esta terra que devemos lutar e é pelos interesses dos cidadãos hipossuficientes que as senhoras e senhores devem trabalhar”, disse.

Logo em seguida, a defensora pública-geral Simone Santiago agradeceu a parceria e a boa relação institucional com o TJAC e disse que a data não é apenas de celebração, mas também de reflexão.

“Em nome da DPE, agradeço a parceria com o Poder Judiciário e digo que o Dia Nacional da Defensora, do Defensor e da Defensoria Pública é uma data para rememorar nossa história, refirmar nossa missão, nosso compromisso com a sociedade, em prol da defesa e do acesso a justiça para os necessitados. A DPE é uma instituição que possui agentes de transformação social. Essa data não é só comemorativa, mas sobretudo de reflexão e analisar o quão necessário é o papel da Defensoria Pública para manutenção e aperfeiçoamento da ordem jurídica em nosso Estado” concluiu.

A Sessão Solene de hoje teve o deputado Jenilson Leite como presidente, em exercício, da casa legislativa, mas cedeu a condução dos trabalhados  da homenagem à deputada Antônia Sales. O evento contou ainda com apresentação musical com Lidson Martins e uma homenagem à defensora pública-geral do Estado do Acre, representando todos que compõem a instituição.

Compuseram o dispositivo de honra, o presidente da Aleac em exercício, deputado Janilson Leite;a presidente do TJAC desembargadora Waldirene Cordeiro; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Acre (MPAC), Rita de Cássia; a defensora Pública Geral do Estado do Acre Simone Santiago; a subdefensora pública-geral do Estado do Acre Roberta Caminha; a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre, Aryne Cunha do Nascimento, representando a presidência do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (TRT-14); a juíza do Trabalho Daniele Adriana Stanislowski; a conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB-AC) Raquel Eline da Silva Albuquerque, representando o Governo do Estado; o secretário de Estado da Fazenda, José Marísio, além de servidores da DPE-AC e comunidade em geral.

 

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC