Coger inicia trabalhos para incorporar inteligência de negócios na monitoração interna

Serão instalados painéis na Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) que fornecerão informações e dados sobre a produtividade das unidades judiciárias acreanas, aperfeiçoamento o serviço de fiscalização interna

A Corregedoria-Geral da Justiça do Acre (Coger) iniciou os trabalhos para a incorporação de inteligência de negócios para monitoração de atividades internas e aprimoramento nas fiscalizações dos serviços judiciais O objetivo é a harmonização dos dados existentes nos sistemas da justiça, apresentando-os por meio de painéis que possibilitarão uma visão macro das atividades.

Nos painéis de monitoramento, com a previsão de instalação para 40 dias, será possível acompanhar as estatísticas processuais, a produtividade e a gestão de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema de Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias (PJeCor), permitindo a fiscalização contínua e integral em todas as unidades da Justiça acreana.

Por meio de processos de inteligência de negócios, os dados extraídos dos sistemas SAJ/PG, SEEU, Ponto Sigma e SAL, serão processados, transformados e disponibilizados em painéis com gráficos e estatísticas, que serão exibidos em monitores dispostos em pontos estratégicos dentro da Corregedoria-Geral.

Infográfico mostrando como os painéis de inteligência artificial coletam e processam dados. Há três quadrados no esquerdo mostra os sistemas da onde os dados são coletados (SAJ/PG, SEEU, Ponto Sigma,  SAL) no meio desenhos indicando que o sistema transformas, filtra, agruma e faz a sistematização dos dados e entrega para os painéis da COGER, na esquerda é mostrado  os painéis com gráficos e estatísticas.

Com isso, todo o universo dos dados será analisado, em detrimento da metodologia anteriormente adotada que se limitava a uma amostra. A equipe correcional não precisará coletar cada informação individualmente dentro dos sistemas, para depois sistematizar e, então, elaborar as sugestões de aperfeiçoamento. Com o uso da inteligência de negócios os dados serão extraídos, tratados e disponibilizados visualmente.

Assim, os servidores e servidoras da Coger dedicarão mais tempo na gestão e no desenvolvimento de estratégias para melhorar os serviços prestados. Além disso, se espera ampliar o alcance das ações de fiscalização e monitoramento.

Dados sobre as centrais de mandados e acervo de processos poderão ser visualizados e analisados em tempo real, garantindo que o órgão correcional atue de maneira ainda mais efetiva e eficiente, perante as necessidades detectadas nos painéis.

Tecnologia e eficiência nos serviços

A Corregedoria-Geral da Justiça realiza continuamente o trabalho de aprimoramento dos serviços judiciais, notariais e de registros públicos, com a adoção de ferramentas tecnológicas. Exemplo disso são as automatizações de tarefas para a extração dos relatórios rotineiros da Coger, que também servem de subsídio para as fiscalizações.

O analista judiciário Jessé Drummond, destacou a importância do recurso para aumentar a agilidade nos serviços: “A ideia do painel é que tenhamos de forma automática e de fácil visualização informações que precisam de monitoramento constante da Corregedoria, desde acervos, informações judiciais das unidades que são fiscalizadas e inconsistências em dados lançados. Tudo isso será sistematizado em painéis com visualização de forma rápida e ágil, para o monitoramento contínuo e diário”.

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

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