TJAC, MPAC, Defensoria Pública e Centro Pop dialogam sobre fluxo de atendimento a pessoas em situação de rua

A população de rua é o reflexo da exclusão econômica e social, sendo composta por pessoas que vivem sem moradia e formas de sustento adequado de forma temporária ou permanente

A realidade das pessoas que estão em situação de rua concatena diferentes vulnerabilidades. Violência, doenças, fome, rompimento de laços, dependência química e miserabilidade incidem diariamente sobre os dias desse público marginalizado.
 
A juíza da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, Andrea Brito, afirmou que atualmente 8% das pessoas julgadas em audiências de custódia na capital acreana correspondem a pessoas em situação de rua e “em 99% dos casos o crime cometido foi o furto”.
 
O Centro Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à prefeitura de Rio Branco, é a instituição que oferta assistência diária a esse público. A gestora da instituição, Elizabeth Pires, compartilhou os desafios apresentados na rotina de atendimento, declarando-se disponível para articulações que possam entregar mais cidadania.
 
De igual modo, o promotor Carlos Pescador enfatizou a importância da rede de proteção para romper a trajetória delituosa e acompanhamento destes que passaram pelo sistema criminal. Nesse sentido, a representante da Defensoria Pública Larissa Damasceno apresentou orientações jurídicas aos servidores do Centro Pop e possibilidades de encaminhamentos para promoção de direitos.
 
O diálogo interinstitucional convergiu sobre a necessidade de promover mais atenção às políticas públicas para as pessoas em situação de rua, inclusive como importante estratégia de saúde pública e prevenção de crimes. 
 
A psicóloga Bruna Oliveira, que atua no Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial do Ministério Público do Estado do Acre, assinalou que a Unidade de Acolhimento Dona Elza foi criada em 2009 e “essa estrutura de suporte não recebeu investimentos correspondentes para a demanda que existe na cidade”. 
 
Entre tantas necessidades emergentes, Elizabeth falou sobre a doação de roupas para os assistidos. “Muitos deles vem aqui tomar banho na torneira que temos na parte externa e não tem como lavar roupa, eles dormem no chão, vivem sujos. Estamos arrecadando roupas para entregar a eles”, disse. Quem puder ajudar, o Centro Pop fica localizado no Centro de Rio Branco, ao lado da Rádio Difusora. 
Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.