A atuação da Justiça em 2021 é pauta do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário

As metas nacionais, válidas para todo o Judiciário, e as específicas, que valerão para os segmentos da Justiça e tribunais, serão anunciadas na plenária final do evento

A abertura do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário ocorreu nesta quinta-feira, dia 26. Os desafios de gestão e governança, bem como o compromisso com o futuro da sociedade estão refletidos na programação do evento, que está sendo realizado por videoconferência e transmitido pelo Youtube.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está representado pelo desembargador-presidente Francisco Djalma e pelos desembargadores Laudivon Nogueira, Eva Evangelista, Waldirene Cordeiro, Luís Camolez, Roberto Barros, Regina Ferrari, Elcio Mendes, Junior Alberto, também pela juíza auxiliar da presidência Andrea Brito e o juiz auxiliar da Corregedoria Leandro Gross, bem como por servidores da instituição.

Na palestra magna, o ministro Luiz Fux contextualizou situações recentes denunciadas à Justiça, como o mensalão e a Lavajato, concatenando com a densa problemática atual do país, principalmente relacionada à questões políticas e econômicas.

Desta forma, o presidente do Supremo Tribunal Federal enfatizou a necessidade do combate à corrupção e garantia da liberdade de imprensa, além de reafirmar que o Poder Judiciário tem lançado programas progressistas, com eixos voltados para a proteção do meio ambiente, direitos humanos, na introjeção na era digital e no combate à corrupção.

Ao falar sobre o perigo da indiferença, enfatizou sobre a missão compartilhada: “nós devemos elevar a instituição da Justiça a um patamar de legitimidade popular, de confiança legítima, de ética e moralidade”.

A pauta do encontro é composta ainda pela aprovação das Metas Nacionais dos segmentos de Justiça para 2021; a premiação do “Selo CNJ de Qualidade 2020” e apresentação de projetos e temas relevantes ao Poder Judiciário.

A agenda desta manhã seguiu com o painel “Panorama dos Tribunais Superiores – Resultados alcançados em 2020” e a programação se encerrará nesta sexta-feira, dia 27.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.