Justiça do Acre promove palestra para alunos de rede pública em Capixaba

Atividade será levada para demais unidades escolares do município.

Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi tema de palestra ministrada pela juíza de Direito titular da Comarca de Capixaba, Louise Kristina, aos alunos das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Nair Sombra, na última sexta-feira (11).

Na ocasião, foi abordada a importância da Lei Maria da Penha, enquanto documento legal para o combate da violência doméstica. Além disso, a magistrada citou questões como gênero, as questões de poder que geram violência em decorrência da desigualdade de gênero, mecanismos de denúncia e aspectos da violência sexual infantil.

Os alunos tiveram a oportunidade de expor suas experiências, fazer perguntas e interagir com a juíza, que se valeu de recursos de vídeo e slides para ilustrar a apresentação.

“Esses encontros possibilitam momentos de muita reflexão. Ouvimos histórias, tiramos dúvidas, nos sensibilizamos com os problemas e aprendemos com o exemplo real de vida de cada criança e adolescente que nos encara com aquele olhar curioso. Quero compartilhar o que aprendi e contribuir na formação desses alunos. Precisamos de cidadãos de bem, conscientes do certo ou errado, comprometidos e interessados em melhorar o meio em que vivem. Acredito que é possível. Jamais deixarei de acreditar”, disse a juíza.

A magistrada procurou conscientizar o público jovem sobre a necessidade de respeitar a mulher e de valorizar seu papel na sociedade, expôs os tipos de violência, trouxe apontamentos sobre a violência sexual infantil, a influência negativa do machismo nas relações familiares, e discorreu sobre as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

Parceria

A palestra marca o início de parceria entre o Poder Judiciário Acreano, em Capixaba, com as instituições de ensino, em prol da conscientização dos jovens e da luta contra a violência.

A mesma palestra será levada pela magistrada aos alunos das demais unidades escolares do município, assim como outros temas de interesse social.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.