Evento celebrou os 110 anos da corporação no Acre e reconheceu a atuação dos policiais militares na proteção da sociedade acreana
O decano da Corte, desembargador Samoel Evangelista, representou o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) na sessão solene em celebração aos 110 anos da Polícia Militar do Acre (PMAC). A homenagem ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco, e reuniu autoridades civis e militares, além de representantes das forças de segurança pública.
Proposta pelo deputado estadual Pedro Longo, por meio do Requerimento n.° 6/2026, a cerimônia teve como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo de mais de um século pelos policiais militares na preservação da ordem pública, no combate à criminalidade e na proteção da sociedade.
Durante a solenidade, o desembargador Samoel Evangelista prestou homenagem à corporação e afirmou que a trajetória da PMAC se confunde com a própria construção histórica, social e democrática do Acre. “Celebrar os 110 anos da Polícia Militar do Acre é reverenciar uma história marcada pela coragem, disciplina e compromisso permanente com a preservação da ordem pública e da paz social”, destacou.

Segundo o decano da Corte de Justiça acreana, a PMAC consolidou-se como uma das mais relevantes instituições públicas do estado: “Tornou-se símbolo de proteção, presença estatal e defesa da cidadania. Ao longo de mais de um século, a Polícia Militar soube enfrentar as adversidades impostas pela geografia amazônica, pelas distâncias continentais e pelos desafios próprios de uma região de fronteira”.
Ao final, o desembargador ressaltou o empenho da corporação no auxílio às populações mais vulneráveis, especialmente em momentos de crise, como as enchentes e a pandemia da covid-19. “A grandeza dessa instituição transcende o exercício do policiamento ostensivo. A Polícia Militar tem demonstrado, em inúmeros momentos da nossa história recente, que sua missão também se traduz em solidariedade humana, amparo social e dedicação ao próximo”, concluiu.
Participaram do dispositivo de honra a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata; a procuradora-geral do Estado, Janete Melo; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Eden; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Renato Augusto; o delegado-geral da Polícia Civil, Pedro Buzolin; o deputado federal Coronel Ulisses; o promotor de Justiça Getúlio Barbosa; e o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Messias.



Fotos: Sérgio Vale/ Aleac