Conselheiros do TCE visitam a ESMAC para apresentar projeto de Curso de Gestão

A Diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Acre (ESMAC), Desembargadora Eva Evangelista, recebeu na manhã de segunda-feira, 18, em seu gabinete no Anexo do Tribunal de Justiça, a visita dos Conselheiros Ronald Polanco e Dulcinéia Benício, do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC).

Durante o encontro os visitantes apresentaram a planilha de custos referente à participação de magistrados e servidores do TJAC no curso de pós-graduação "Gestão Pública com ênfase em Controle Externo", a ser realizado em parceria com a Corte de Contas Acreana.

O curso, à distância e semi-presencial, visa, principalmente, proporcionar  aos participantes condições para a aplicação dos principais procedimentos de controle externo, de forma eficiente e eficaz, despertando neles o senso multiplicador junto aos servidores dos órgãos jurisdicionados que executam atividades relativas ao controle interno.

A programação do curso foi apresentada a diversas instituições no dia 5 de maio no auditório do TCE, oportunidade em que estiveram presentes o Presidente do TJAC, Desembargador Pedro Ranzi, a Diretora da ESMAC, diretores e assessores do Judiciário.

Ao cumprimentar os visitantes Eva Evangelista falou da importância do ensino à distância e da realização do curso para magistrados e servidores do Judiciário. Ela disse que vê esse método de ensino como uma excelente ferramenta para promover a capacitação continuada, principalmente para os que desempenham suas funções nas unidades judiciais do interior do Estado. "É um sonho podermos universalizar o conhecimento", disse a Diretora.

De acordo com Ronald Polanco, o curso tem início previsto para o mês de agosto e terá duração de 18 meses. O Conselheiro explicou que o treinamento será ministrado aos servidores do TCE e de outros órgãos públicos em todo o Estado, onde serão montadas estruturas destinadas especificamente à sua realização.

"Este é um curso da mais alta importância, que desejamos estender aos demais setores da administração pública do nosso Estado", afirmou o Conselheiro.

Dulcinéia Benício elogiou o ensino à distância e lembrou que universidades de renome, como a de Havard, na Inglaterra, já oferecem esta modalidade de ensino. "Esta é uma modalidade de ensino muito eficaz, utilizada em vários países desenvolvidos", ressaltou.

Eva Evangelista considera que o curso responde aos anseios de um projeto antigo da ESMAC, apresentado por ela em um congresso internacional realizado na Itália no ano de 2006. Finalizando, a Desembargadora explicou que a visita era uma das primeiras tratativas para a celebração de um futuro convênio entre as duas Cortes, que viabilizará a concretização da proposta.

"Vamos formatar um projeto e levá-lo à apreciação da Presidência do Tribunal de Justiça, para que seja firmada oficialmente a parceria", concluiu Eva Evangelista.

Também participaram do encontro a Coordenadora Pedagógica da ESMAC, Juracy Pacheco, e o Diretor de Recursos Humanos do TCE, Fernando Gallo.

 

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.