Novas ações voltadas à prevenção ao suicídio são promovidas no TJAC

Judiciário do Acre procurou durante o mês de setembro conscientizar servidores e servidoras sobre a temática, com gestos simbólicos como a entrega de mudas de girassóis, produção de cartilha informativa e a entrega saquinhos com folhas para chá, colhidas na horta do TJAC

A equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça do Acre promoveu, nesta terça-feira, 21, o encerramento da programação de atividades voltadas à campanha Setembro Amarelo. De sala em sala, a equipe da GEVID orientou sobre a importância do mês dedicado à prevenção ao suicídio, apresentou os canais de atendimentos e enfatizou sobre os tabus e estigmas que impedem as pessoas de procurarem ajuda ou tratamento.

Na ocasião, a equipe distribuiu sachê com folhas de plantas cultivadas na própria Horta Compartilhada do TJAC que são utilizadas para calmante e útil para alívio do mal-estar gástrico. A distribuição ocorreu no prédio-sede da Administração e também na Cidade da Justiça.

Foto das servidoras do Judiciário ao lado da desembargadora Waldirene Cordeiro no gabinete da presidente

No dia 10 de setembro, data marcada como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, foi realizada a entrega de mudas de girassóis por meio de Drive Thru e também presencialmente ao público interno.

Além disso, foi confeccionada cartilha e enviada nos e-mails institucionais de todos do Judiciário. O documento trouxe informações para promover a saúde mental e ainda contatos dos órgãos públicos do Estado que fornecem esse atendimento especializado a quem necessitar.

Outra ação de cuidado e atenção, foram os corações amarelos fixados nas portas de entrada do prédio-sede do TJAC, com mensagens estimulando a prática de atos de solidariedade, gentiliza e cuidado com o próximo.

Assim como a doação dos saquinhos com as folhas para chás, de Capim Santo e Erva-Cidreira, a entrega dos girassóis ou mesmo os recadinhos são ações simbólicas demonstram a preocupação da administração do Judiciário por meio da Gevid em cultivar o cuidado e proporcionar qualidade de vida às pessoas que fazem parte da Justiça.

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.