Semana da Conciliação no Acre – balanço parcial

Nos três primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, das 1461 audiências designadas pela Justiça Acreana, 1272 foram realizadas, com 473 acordos homologados, o que corresponde a um índice de 37% de conciliação. De acordo com a Coordenação do Movimento pela Conciliação no âmbito do Poder Judiciário Estadual, os valores dos acordos ratificados somam mais de R$ 513 mil nesses três dias de trabalho, em que foram atendidas 1.484 pessoas.

A expectativa do TJAC é realizar 3 mil audiências de conciliação em todas as comarcas do Estado até sábado, 8 de dezembro, último dia do movimento em todo o País. Para que essa meta seja atingida com pleno sucesso, a Coordenação da Semana e a Direção do Tribunal colocaram a estrutura do Judiciário à disposição do evento, que conta ainda com a parceria do Governo do Estado, Procuradoria Geral e Defensoria Pública do Estado, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Corpo de Bombeiros e Universidade Federal do Acre.

Implementada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana da Conciliação busca sensibilizar magistrados e servidores a promover a cultura de paz, conscietizando os cidadãos sobre os benefícios de harmonizar litígios por meio da conciliação.

Estatísticas nacionais

As estatísticas do Conselho Nacional de Justiça registram 51.485 audiências realizadas pela Semana da Conciliação até às 19 horas de quarta-feira, dia 5, em todo o Brasil. Deste total, 19.882 processos chegaram a entendimento, o que representa um índice de 39% de acordos. Nestes três primeiros dias, foram atendidas 98.332 pessoas. A soma dos valores homologados em acordos chega a R$ 100,257 milhões.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.