Desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação mobiliza a sociedade ao diálogo visando a solução de conflitos
A abertura da 21ª Semana Nacional da Conciliação ocorreu nesta quarta-feira, 4, no Fórum dos Juizados Especiais Cíveis, na Cidade da Justiça de Rio Branco. Nesta edição, foram pautados 1.148 processos no mutirão de conciliação, com audiências presenciais e on-line.
O coordenador dos Juizados Especiais Cíveis, desembargador Júnior Alberto, enfatizou que, além de incentivar as audiências, houve investimento na formação de conciliadores e mediadores. “Temos investido no aperfeiçoamento, pois é importante que esses profissionais estejam preparados para conduzir as conversas e auxiliar as partes na busca por uma solução. Também quero destacar que a Semana Nacional de Conciliação não é um trabalho apenas dos juizados, mas sim uma mobilização de todo o primeiro grau, com a participação de unidades de diferentes competências. Cada equipe tem sua contribuição e sua responsabilidade para que as audiências aconteçam”, declarou.



As pautas concentradas seguem até o dia 6 de novembro, em todo o estado acreano, com a atuação conjunta das juízas e juízes leigos, conciliadoras, conciliadores, servidoras e servidores, bem como o apoio operacional das alunas e alunos da Faculdade Estácio e a participação de conciliadores do Procon.
A presidente do Procon Acre, Alana Albuquerque, assinalou que a parceria com o TJAC gera benefício para a população. “Falar de conciliação é falar de diálogo, respeito, escuta e, sobretudo, de oportunidades para transformar conflitos em soluções exitosas para nossa população. E na defesa do consumidor, essa cultura é especialmente importante, porque, por trás de cada reclamação, existe uma pessoa, uma família com uma expectativa de resolver um conflito, uma situação que muitas vezes o consumidor recorre aos balcões para superar essa dificuldade e precisa desse acolhimento, precisa ter aquela situação atendida e é para isso que estamos aqui”, afirmou.
Paralelamente, durante a programação, também está em andamento o Concilia Energisa, mutirão voltado à conciliação pré-processual entre a Energisa Acre e consumidores com débitos, voltado à negociação, regularização das obrigações e prevenção de novos litígios.
Em seu pronunciamento, o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, enfatizou que a pacificação é o caminho para uma sociedade justa. “Nós não queremos reduzir estatísticas, não queremos apenas ter números. O que nos interessa é estar efetivamente solucionando problemas, estimulando a solução de conflitos. Se o cidadão vem ao Judiciário e não resolve seus conflitos, de nada adianta. O que importa são os resultados. Estamos satisfeitos em criar esse movimento, que oportuniza os acordos. Então, o que queremos é que essa intenção de conciliar se concretize durante a programação”, concluiu.
Também estavam presentes na solenidade: a corregedora-geral da Defensoria Pública Roberta Caminha; a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Acre (OAB/AC), Tânia Carvalho; a presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza Olívia Ribeiro; e a diretora do foro de Rio Branco, juíza Luana Campos.





Fotos: Gleilson Miranda/Secom TJAC