O reconhecimento nacional dá notabilidade a comunicação pública realizada pelo Judiciário acreano
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2026. Dois conteúdos produzidos pela equipe de Comunicação foram selecionados: a Revista Projeto Cidadão, na categoria Publicação Impressa Especial e o vídeo A História Restaurativa de Keuren Lopes, na categoria Mídia Audiovisual.
A Revista Projeto Cidadão foi uma edição comemorativa, em alusão aos 30 anos do maior projeto social do Acre, comemorado no ano de 2025. Reunindo memórias, causos, entrevista, fotografias, ilustrações, e reportagens especiais, as páginas reconhecem a magnitude do trabalho itinerante das equipes do TJAC e registra narrativas humanizadas sobre a transformação social promovida em todos os rincões acreanos, principalmente para o público em vulnerabilidade e com barreiras físicas de acesso à Justiça.


A secretária de Comunicação do TJAC, Andrea Zílio, afirmou que a publicação representa o resultado de um trabalho coletivo, pautado pelo compromisso, dedicação e pelo constante aperfeiçoamento da comunicação institucional. Ela também agradeceu o apoio da administração do Tribunal, na pessoa do presidente, desembargador Laudivon Nogueira, pelos investimentos em infraestrutura e na valorização das pessoas, além da atuação da Comissão de Memória, fundamental para a preservação da história da Justiça acreana.
“Diariamente, nosso desafio é aperfeiçoar a forma como nos comunicamos e dialogamos com a sociedade, levando informações, serviços e aproximando cada vez mais o cidadão da atuação e da missão da Justiça acreana. Buscamos evoluir continuamente na nossa comunicação, tornando-a mais acessível, transparente e conectada com as pessoas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso de preservar a memória dessa trajetória construída a muitas mãos. Iniciativas como o Projeto Cidadão representam esse legado e traduzem o propósito do Tribunal de promover inclusão, cidadania e acesso à Justiça para todos”, ressaltou.
A Revista Projeto Cidadão está disponível on-line: veja agora.
Toda a equipe participou da confecção da revista. Houve um amplo trabalho de pesquisa, debates sobre o projeto gráfico, diálogo com atores de diferentes gestões administrativas e épocas, sendo então idealizado, redigido e diagramado exclusivamente por servidoras e servidores da Secom. O resultado foi um produto que deu visibilidade para questões que vão desde a logística empreendida, ações dedicadas a públicos específicos como nas aldeias e para pessoas em situação de rua, até o casamento coletivo que é o destaque a cada realização.
O lançamento da revista ocorreu em uma solenidade de homenagens no Tribunal Pleno do TJAC. Dessa produção, foram gerados também vídeos para as redes sociais e uma exposição fotográfica.




Mais do que assessoria, jornalismo propósito
Assim como o primeiro conteúdo selecionado na premiação nacional, o vídeo também é uma produção totalmente institucional. “A História Restaurativa de Keuren Lopes” é um minidocumentário produzido para ser apresentado em congressos pela equipe da gestão e também do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa do Judiciário do Acre, foi exibido no II Encontro Nacional Pop Rua Jud, em junho de 2025.
Com a história da personagem, procurou-se mostrar os efeitos práticos, os impactos transformadores da política de ressocialização, desenvolvida pelo TJAC. Keuren é LGBTQIA+, viveu em situação de rua e com as intervenções do Judiciário com práticas restaurativas, ela teve oportunidades e reinserção social.
A jornalista Emanuelly Falqueto fez a entrevista e a gravação foi feita pelo fotojornalista Gleilson Miranda. “Para mim já é uma vitória, eu já estou feliz! É o primeiro ano que a gente participa, enquanto departamento se inscreve e estar entre os quatro melhores do país, mostra que o nosso esforço, a reestruturação do departamento e a liberdade do processo criativo permitiu que a gente fizesse mais que um trabalho rotineiro de assessoria, mas sim jornalismo com um propósito”.
Essa é a 24ª edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização que reúne profissionais de comunicação do Sistema de Justiça para fortalecer a transparência e a aproximação com a sociedade.
O resultado final será revelado na cerimônia que encerra o XX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça, no dia 31 de julho.

Fotos: arquivo Secom TJAC