Evento reúne representantes de 19 cortes estaduais para debater inovação, inteligência artificial e maior eficiência na prestação jurisdicional
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Desembargadora Regina Ferrari, participa do 6º Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enavip), realizado nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
O encontro reúne representantes de 19 tribunais estaduais e tem como foco principal a análise da admissibilidade dos recursos especiais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e extraordinários ao Supremo Tribunal Federal (STF), além do debate sobre o uso da inteligência artificial e de ferramentas tecnológicas para dar mais eficiência à prestação jurisdicional.
Durante a abertura do evento, o presidente do TJRS, desembargador Eduardo Uhlein, apresentou dados sobre o crescimento da demanda recursal na Corte gaúcha e destacou a necessidade de soluções inovadoras para garantir maior celeridade e racionalidade ao trabalho jurisdicional.



A programação também contempla apresentações de experiências desenvolvidas nos tribunais de Mato Grosso e Minas Gerais, além de iniciativas conduzidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ, voltadas ao enfrentamento da litigiosidade de massa e à modernização dos sistemas judiciais.
Para a desembargadora do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, que participa do encontro junto ao juiz-auxiliar da vice-presidência, Bruno Perrota, o diálogo fortalece o intercâmbio institucional e possibilita a construção conjunta de soluções para desafios comuns enfrentados pelo Poder Judiciário brasileiro.
“Esse é um espaço fundamental para o compartilhamento de experiências e para o fortalecimento da atuação dos tribunais. O Judiciário vive um momento de transformação, impulsionado pela tecnologia e pela inteligência artificial, e encontros como este permitem refletir sobre caminhos que garantam mais eficiência, segurança jurídica e melhor prestação jurisdicional à sociedade”, afirmou a magistrada.
O evento conta ainda com palestras dos ministros do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina e Paulo Sérgio Domingues, além de debates técnicos voltados à inovação e ao aprimoramento da atividade jurisdicional nas Cortes estaduais.


