TJAC prestigia entrega do novo ônibus da Secretaria de Estado da Mulher

“Somente com o fortalecimento de políticas públicas  e com a educação é que podemos pensar em construir uma sociedade livre de qualquer tipo de violência”, comentou Louise Santana, juíza da 2ª Vara de Proteção à Mulher

A magistrada titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, Louise Santana, participou, nessa quinta-feira, 28, da cerimônia de entrega do novo ônibus da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). O veículo será utilizado nas campanhas, atendimentos sociais e demais serviços itinerantes do órgão prestados à população do estado.

O evento, que estava prevista na agenda da Campanha 21 de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as mulheres 2024, ocorreu em frente ao Palácio da Justiça. Além da magistrada, que na ocasião representou a Administração do TJAC, também se fizeram presentes o governador do Estado, Gladson Cameli; a secretária de Estado das Mulher, Márdhia El Shawwa; bem como o delegado-geral da Polícia Civil do Acre (PCAC), José Henrique Maciel; entre outras autoridades.

O novo ônibus da Semulher foi adquirido com recursos oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Coronel Ulysses. A unidade móvel é dotada de acessibilidade e possibilitará o incremento das ações desenvolvidas em prol das mulheres acreanas, além de permitir ao órgão chegar às comunidades mais distantes e de difícil acesso para levar dignidade e cidadania às população e fortalecer a campanha “Feminicídio Zero”, encampada pela Secretaria de Estado da Mulher.

A entrega do novo veículo da Semulher aconteceu como um momento à parte de uma cerimônia maior, na qual também foram entregues 49 viaturas à Polícia Civil e anunciada pelo governador Gladson Cameli a assinatura do termo para reforma e ampliação das instalações da Polícia Civil e de seu Núcleo de Qualidade de Vida.

A magistrada Louise Santana destacou que o novo ônibus entregue à Secretaria da Mulher “representa mais acessibilidade e mais acolhimento, além de possibilitar uma  maior oferta dos serviços da rede de proteção”.

“Nossas mulheres precisam de um olhar atento das instituições, para que consigam superar todos os entraves sociais que vivenciam diariamente e conquistar sua independência e autonomia. Somente com o fortalecimento de políticas públicas  e com a educação é que podemos pensar em construir uma sociedade livre de qualquer tipo de violência”, considerou a juíza da 2ª VPM da Comarca de Rio Branco.

O governador do Estado, Gladson Cameli, ressaltou na ocasião a importância da aquisição da nova unidade móvel da Semulher, destinada a “atuar diretamente nas políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres e meninas acreanas”, à medida que proporciona ao órgão os meios para incrementar as ações e políticas públicas voltadas ao público feminino.

“Esse recurso, somado a todas as ações e políticas que o governo do Estado está desenvolvendo para nossas mulheres e meninas, será essencial para fortalecer nossa pauta. Nosso objetivo é reduzir a criminalidade e alcançar a meta tão esperada de feminicídio zero”, complementou a titular da Semulher, Márdhia El Shawwa.

Texto: Marcio Bleiner / Fotos: Dhárcules Pinheiro (Secom) | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.