TJAC adere à campanha “Se Renda à Infância”

Contribuintes podem destinar parte do IR para projetos voltados à criança; saiba como

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), aderiu a mais uma edição da campanha “Se Renda à Infância”, lançada nesta terça-feira, 12, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação busca angariar parte do valor do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas para o financiamento de projetos direcionados à proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Em 2023, 3.261 Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, distrital, estadual ou municipal) receberam recursos do IR. Segundo dados oficiais da Receita Federal, o montante arrecadado foi de R$ 175.402.931,68. Esses valores são aplicados durante o ano inteiro em projetos, programas e ações de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação dos Conselhos de Direitos nos diferentes níveis de governo (União, estados, Distrito Federal e municípios). 

Cidadãs e cidadãos que quiserem contribuir, podem destinar até 3% do valor do imposto de renda na entrega da Declaração. No caso de pessoas jurídicas, é de 1%, com base no lucro real. Ao participar, diferentes projetos de todo o país são atendidos. E de diversas áreas, como: promoção de saúde, proteção da diversidade cultural, incentivo ao esporte, inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, combate ao trabalho infantil e prevenção e tratamento de uso de drogas.

 Passo a passo

Interessadas e interessados devem preencher a declaração completa. Na área de Deduções Legais do programa da Receita Federal, clique na aba de crianças e adolescentes ou idosos. Escolha o destino da sua doação, podendo selecionar a cidade e o estado para onde deverá ir sua contribuição.

William Azevedo - estagiário sob supervisão/ com informações da Agência CNJ de Notícias | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.