Ex-servidora do TJAC é aprovada em concurso de delegatária no TJTO

Nos 26 anos de dedicação ao Poder Judiciário acreano, Alessandra Araújo atuou tanto na área judicial como na administrativa

Na terça-feira, 9, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou a cerimônia de outorga dos (as) aprovados (as) no último concurso público de provas e títulos para delegação de serventias extrajudiciais de notas e de registro, promovido pelo Judiciário tocantinense.

Entre os 51 empossados, está Alessandra Araújo, que foi servidora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) por 26 anos. Alessandra também foi escolhida para fazer o juramento na solenidade de posse.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari afirmou ser motivo de orgulho ter uma servidora de excelência como a Alessandra galgando voos mais altos e realizando sonhos. “É uma honra para o Judiciário acreano presenciar uma de suas servidoras, que tem uma trajetória de vida de superação e dedicação, alcançar essa conquista e novo desafio, que certamente enfrentará com muita responsabilidade e excelência, como tem sido em tudo que faz”.

Alessandra iniciou sua vida funcional no TJAC em 1998, no cargo de auxiliar de Gabinete de desembargador, na condição de ad nutum. Durante sete anos trabalhou no Judiciário acreano, já com o sonho de ser servidora efetiva e fazer parte do corpo técnico. Em 2005, alcançou este sonho quando foi aprovada no concurso para técnico judiciário, em um concurso muito disputado realizado pela Banca CESPE. De lá para cá, Alessandra enfrentou alguns desafios que a forjaram em uma profissional melhor.

“Alê”, como é chamada carinhosamente pelos colegas, atuou tanto na área judicial como na administrativa do judiciário acreano (Gabinete de Desembargador, Presidência, Corregedoria-Geral da Justiça, Projeto Cidadão, Diretora de Logística, dentre outros), mas o setor que mais marcou foi na Corregedoria-Geral da Justiça e o gabinete da desembargadora Waldirene Cordeiro.

Na Corregedoria-Geral da Justiça foram dez anos de atuação, perpassando por cinco gestões (sendo duas do desembargador Arquilau Melo, e as outras com o desembargador Pedro Ranzi, a desembargadora Regina Ferrari e a desembargadora Waldirene Cordeiro, uma em cada). Na Coger, se apaixonou pelo Direito Notarial e Registral, e desde então cultivou o sonho de virar tabeliã e registradora.

Assim, durante os últimos oito anos, equilibrando trabalho, família e estudos, foi plantando a semente deste sonho, e gradativamente agregou conhecimentos que a permitiu concretizar o objetivo de ter um cartório extrajudicial.

Fazendo um balanço de sua trajetória, Alessandra comenta sobre essa conquista. “Gratidão a Deus pelas oportunidades e aprendizagem que o judiciário me proporcionou, enfatizando que minha trajetória junto à família judiciária acreana foi feliz, emocionante e uma aventura inesquecível que levo no meu coração para a eternidade. Com muita dedicação, após quase dez anos de estudos, concretizei o grande sonho de ser Tabeliã e Registradora, e hoje com muita alegria no coração recebi a Outorga e Investidura do 1º Cartório de Registro de e Tabelionato de Notas de Araguatins – TO. Passo da família judiciária acreana para agregar o Judiciário Tocantinense com a expectativa de dar o meu melhor na função pública que me foi delegada, atuando com ética, probidade, eficiência e com estrita observância das leis, a fim de prestar um excelente serviço à comunidade de Araguatins e do Tocantins, Estado que escolhi com o coração”, finaliza.

Desde seu ingresso no 2º Grau do TJAC, a desembargadora Waldirene Cordeiro acompanha Alessandra, seja como servidora, seja como diretora em sua gestão no biênio 2021-2023. A magistrada falou sobre essa conquista. “Falar sobre a servidora Alessandra Araújo é falar do seu total comprometimento da mesma para o Poder judiciário do Estado do Acre. É uma servidora com um coração gigante, ajuda a todos e presta um relevantíssimo serviço à sociedade e ao jurisdicionado. Atende a todos sempre com sorriso no rosto. É devotada a causa da justiça. Pra mim, é uma alegria demasiada a ascensão dela ao sonho de ser delegatária. É uma conquista também do Poder Judiciário acreano, que tem uma servidora de excelência que agora vai integrar o Poder Judiciário do Tocantins. Desejo muito sucesso a ela.”, concluiu.

Foi na gestão da desembargadora Waldirene Cordeiro, o momento mais marcante dentro das quase três décadas de dedicação da Alessandra ao Poder Judiciário acreano, quando recebeu a Ordem do Mérito do Judiciário, no grau Oficial. “Este momento foi marcante, pois sei que temos centenas de servidores dedicados e comprometidos que fazem o judiciário acreano ser de excelência, e tal medalha é para todos esses servidores, dediquei a todos os colegas, que assim como eu são “Tribunal Futebol Clube”, ombro a ombro, construímos as muralhas da china”.

Araújo comenta ainda sobre os obstáculos enfrentados e vencidos. “O  processo foi árduo, pois trabalhar 8 a 10 horas por dia, ser mãe e esposa, fazer duas pós-graduações e cursar um mestrado, tudo concomitante, exigiu muita resiliência e comprometimento, e acima de tudo muita fé para persistir. No curso desses 8 anos, teve choro, desesperança, medo, vontade de desistir, alguns fracassos e sucessos ao longo dos dez concursos para cartório que me inscrevi. Muitos talvez já não acreditassem, e a hora difícil era as pessoas perguntarem “mas você ainda não passou”, você está tanto tempo na estrada e nada ainda, e no meu íntimo, apesar de sentir o peso da espera, sabia que minha vitória iria chegar”.

Alessandra Araújo afirma ainda que no TJ do Acre teve milhares de alegrias e conquistas, e mesmo com as dificuldades de algumas tarefas e desafios, que pareciam intransponíveis mas conseguiu fazer uma trajetória da qual se orgulha e deixa um recado: “O TJAC está para sempre em mim, minha gratidão é eterna a este órgão que me ensinou, me recebeu e me deu oportunidades incríveis”.

Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.