Esjud lança Programa de Língua Portuguesa com mais de 177h/aula

Ação educacional é destinada a magistradas(os), servidoras(es), colaboradoras(es) e estagiárias(os) da Justiça Estadual.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançou o Programa de Língua Portuguesa, com um total de 177 horas-aula. Fundamental em todas as áreas de atuação, a ação educacional é destinada a magistradas(os), servidoras(es), colaboradoras(es) e estagiárias(os) da Justiça Estadual.

Realizados todos na Modalidade EaD – Autoinstrucional, os cursos já estão com as inscrições abertas. Nesse sentido, a Direção do Órgão de Ensino inovou em 2024, ao definir um período de inscrição anual, que vai até 29 de novembro deste ano. Basta acessar o link https://escola.tjac.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtm, disponível no Portal da Esjud.

São exatamente nove editais assinados pela Escola para esse programa, do número 1º/2023 ao 9º/2023. O diretor-desembargador Elcio Mendes ressaltou que a ideia é alcançar um maior número de pessoas, favorecendo a dinâmica de aprendizagem e uma melhor profissionalização no Judiciário. Não menos importante, facilita a organização da agenda das(os) alunos, que podem administrar o tempo conforme suas necessidades e possibilidades, para obter a qualificação.

Já a realização se dará de 5 de fevereiro a 13 de dezembro deste ano, sempre na plataforma AVA/Esjud, hospedada no endereço https://ava.tjac.jus.br/ead/login/index.php. Isto é, os cursistas terão 11 meses para escolher e realizar um ou mais cursos, veja relação abaixo.

Quais os cursos?

Nova Ortografia (10 horas-aula);

Sinais de Pontuação (3 horas-aula);

Concordância Verbal e Nomina (15 horas-aula);

Regência Verbal e Nominal (10 horas-aula);

Ocorrência da Crase (11 horas-aula);

O Uso dos Pronomes (10 horas-aula);

Conjunções (7 horas-aula);

Regência Verbal e Nominal (10 horas-aula);

O Emprego da Vírgula em 4 Lições (20 horas-aula).

Parceria com o STF

Em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), a Escola disponibiliza mais quatro cursos na área de Língua Portuguesa, por meio dos editais nº 25, nº 26 e nº 29/2023.

O primeiro sobre “Atualização Gramatical”, com 27 horas-aula. O segundo, “Caminhos da Pontuação: Entenda as Orações Adjetivas”, possui 24 horas-aula e, o terceiro, “Lições de Crase”, tem 14 horas-aula. Haverá ainda o curso “O segredo para construir bons parágrafos”, com 16 horas-aula. Todos estão com as inscrições abertas até 29 de novembro, e serão oferecidos de 5 de fevereiro a 13 de dezembro deste ano.

GAR

Os cursos estão em consonância com os normativos que fixam indicadores para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR), ou seja, valem à soma da pontuação necessária para recebimento do benefício.

Objetivo

O objetivo das ações educacionais é capacitar as(os) profissionais do Poder Judiciário do Acre na habilidade avançada de análise sintática, fornecendo-lhes as ferramentas teóricas e práticas necessárias para compreender, identificar e aplicar corretamente as estruturas gramaticais na produção e revisão de documentos jurídicos. Este curso visa aprimorar as competências linguísticas dos(as) participantes, promovendo uma comunicação escrita mais eficiente, precisa e conforme as normas da língua portuguesa, essencial para a qualidade e clareza na elaboração de documentos oficiais. Ao final do curso, os(as) participantes estarão aptos(as) a realizar análises sintáticas complexas, reconhecendo as relações gramaticais e aplicando esse conhecimento de forma estratégica em suas atividades profissionais, contribuindo para a excelência na redação jurídica.

 

Marcos Alexandre/Esjud | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.