TJAC realiza ato simbólico para promover cultura de paz

No período em que também é realizada a Semana Nacional de Conciliação, equipe da Gerência de Qualidade de Vida percorreu os setores na sede do TJAC dialogando com os servidores sobre a importância da construção de uma cultura de paz

A humanidade tem um histórico de conflitos e guerras que só deixam rastro de mortes, dor e muitas perdas de vidas. Atualmente, Israel e Palestina escrevem mais uma página trágica na história. Conscientes da tragédia que é esse estado de guerra, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) fez um ato simbólico pela cultura de paz, entregando nessa terça e quarta-feira, 7 e 8, laços brancos, para servidoras e servidores, magistradas e magistrados.

O Poder Judiciário do Acre considera importante se posicionar contra a guerra, mesmo distante geograficamente desses conflitos, mas que façamos parte do clamor da paz. 

Durante a Semana de Conciliação, a Gestão do TJAC promove não apenas a resolução pacífica de conflitos, mas também a disseminação de uma cultura de paz. A ação simbólica, por meio da distribuição do laço branco e do card sobre o tema, representa simbolicamente o compromisso do Tribunal de Justiça do Acre em fomentar a harmonia social e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, tem feito questão de lembrar todos, alertando sobre o terror e a barbárie que estão ocorrendo, enquanto nós seguimos nossas vidas e que a paz começa dentro de cada pessoa, de cada família, e de cada lar. Ela disse que “ao incentivar a reflexão sobre a importância do diálogo, da tolerância e do respeito mútuo, estamos fortalecendo os laços comunitários e contribuindo para a construção de um ambiente pacífico e equilibrado. Juntos, podemos transformar a realidade e promover uma justiça que esteja verdadeiramente a serviço da paz”, finalizou.

Em virtude da presidente do TJAC estar cumprindo agenda fora do Estado, a sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 8, foi conduzida pelo vice-presidente, desembargador Luís Camolez. A final da Sessão, o vice-presidente do TJAC e a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Denise Bonfim, além da equipe da Gerencia de Qualidade de Vida (Gevid) distribuíram laços brancos aos presentes, entre desembargadores, procuradora de Justiça Rita de Cássia, presidente da Associação de Magistrados do Acre (Asmac ) juiz de Direito Gilberto Matos, a juíza de Direito Isabelle Sacramento Torturela, além de servidoras e servidores do TJAC.  

O vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez falou sobre a relevância da campanha e o significado do ato. “Essa semana, nosso Tribunal, irmanados nesse ato simbólico realizado ao final da Sessão do Tribunal Pleno, justamente para que nós possamos nos dedicar mais para a conciliação e acabar com a guerra e conflitos que acabam afastando ainda mais as pessoas. A pacificação vem através da conciliação”, concluiu.

Para a servidora da Gerência de Comunicação Emanuelly Falqueto, a paz “são três letras, uma palavra pequena, sem pomposidade, mas que assim como o gesto do laço é construída nos pequenos gestos, assim como fizeram nossos líderes. É importante que gestores públicos se pronunciem e posicionem corretamente em defesa da paz, como estão fazendo a presidente e o vice-presidente do Tribunal. Se ficarmos calados, tudo continuará como está. Mas, talvez, se começarmos a falar sobre, algo pode mudar e o caminho da paz, acontecer”, disse a servidora da Gerência de Comunicação Emanuelly Falqueto.

A equipe da Gevid percorreu os setores na sede do TJAC dialogando com os servidores sobre a importância da construção de uma cultura de paz.

Texto e fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.