Cidadania e Justiça: TJAC premia estudantes no encerramento de edição do projeto na capital

Atividade promove a conscientização jurídica e cidadã entre os estudantes, despertando neles o senso de responsabilidade e o conhecimento sobre seus direitos e deveres

O Tribunal da Justiça do Acre (TJAC) premiou nesta segunda-feira, 20, três estudantes autores das melhores redações do projeto Cidadania e Justiça na Escola. A atividade de premiação aconteceu na Escola Luiz de Carvalho Fontenelle e marcou o encerramento em Rio Branco da edição de 2023 do projeto que é executado por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ).

Com a finalidade de levar conhecimentos sobre direitos, cidadania e o funcionamento do sistema de justiça para estudantes do ensino fundamental, o projeto foi executado em diversas escolas da capital acreana e do interior do Estado com as ações educativas. Juízas, juízes, servidoras, servidores, voluntários da Rede de Proteção da Infância e Juventude realizaram palestras nas unidades escolares e ao fim, todos os estudantes foram convidados a participar de um concurso de redação sobre o tema “Justiça e Cidadania”.

Vencedores do concurso:

Ana Laura, do primeiro lugar, fez a leitura da redação compartilhando com o público suas ideias e aprendizado. A obra vencedora falou especialmente sobre direitos, a democracia e respeito ao próximo para uma sociedade mais justa. “Aprendi bastante refletindo para escrever a redação. Foi uma surpresa. Estou muito feliz”, comentou ela.

Solenidade

O projeto Cidadania e Justiça na Escola, que chegou a sua 9ª edição promovendo a conscientização jurídica e cidadã entre os estudantes, despertando neles o senso de responsabilidade e o conhecimento sobre seus direitos e deveres, teve contribuições de parceria da Associação dos Magistrados do Acre, Ministério Público do Acre, OAB/AC, Defensoria Pública do Estado, além da Rede de Proteção da Infância e Juventude. Este ano, 12 escolas participaram do projeto em Rio Branco.

Participaram do dispositivo de honra, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; a coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro; o promotor de Justiça, Ricardo Coelho; o presidente da Associação dos Magistrados do Acre, juiz de Direito Gilberto Matos; o secretário estadual de Educação Aberson Carvalho; a secretária municipal de Educação Nabiha Bestene; e a diretora da Escola Luiz Carvalho Fonetenelle, Lídia Jácome. E na plateia vários representantes de unidades escolares, conselheiras tutelares e estudantes, assim como a presidente da Associação de Conselheiros do Acre, Luciana D’Avila.

Em seu pronunciamento a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, disse que ao longo do projeto, tive a alegria de ter o engajamento e a participação ativa dos estudantes que abraçaram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e expressar suas reflexões em forma de redações.

“Cada texto enviado representou uma voz, uma mensagem poderosa sobre a importância da Justiça, da igualdade e do respeito em nossa sociedade. Foi inspirador ler as histórias, os sonhos e as ideias desses jovens talentosos. Parabenizo cada um dos alunos que participaram. Demonstraram dedicação, criatividade e comprometimento ao escreverem sobre temas tão relevantes. As redações são testemunhas do profundo entendimento que vocês têm sobre a importância do sistema Judiciário e dos direitos humanos em nosso país. Vocês são a esperança de um futuro mais justo e igualitário”, disse ela estendendo os agradecimentos aos professores e à equipe escolar da Luiz de Carvalho Fontenelle que apoiaram e incentivaram seus alunos ao longo de todo o processo. 

A coordenadora da Infância e da Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro, falou do esforço e dedicação dos alunos nas redações, do comprometimento dos gestores escolares, 

“Vocês, alunas e alunos, são o nosso futuro. Se conhecem o que é a nossa realidade, o nosso Município de Rio Branco, o presidente da República, estão muito bem. Professores, vocês são verdadeiros guias, moldando mentes jovens e ajudando a construir uma sociedade mais consciente e comprometida com os valores fundamentais da justiça e da cidadania”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Magistrados, juiz Gilberto Matos, entidade que patrocinou os prêmios, parabenizou a todos os estudantes que elaboraram as redações. O promotor de Justiça, Ricardo Coelho parabenizou o TJAC pela iniciativa. A diretora da unidade escolar, Lídia Jácome, enfatizou que os alunos serão multiplicadores de conhecimento. A secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene falou da importância dos direitos e deveres.

Redação vencedora:

Ana Paula Batalha/Foto: Fernando Sobrinho | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.