Saber sem Fronteiras da Esjud alcança todas as comarcas instaladas do Estado

Capacitação concorre para o aperfeiçoamento dos profissionais da Justiça Acreana e melhoria dos serviços oferecidos à sociedade.

Menos de sete meses após o lançamento, em 14 de março deste ano, o Programa Saber sem Fronteiras alcança todas as Comarcas instaladas do Estado. Idealizada e executada pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), a iniciativa contribui diretamente para o aperfeiçoamento dos profissionais da Justiça Acreana.

O esforço da Direção e equipe do Órgão de Ensino é compensado pelos resultados obtidos. Ao longo dos últimos meses, centenas de pessoas, entre magistradas(os) e servidoras(es), receberam as capacitações e atualizações nas mais diversas áreas do conhecimento.

Na semana passada, o programa concluíra a etapa na Comarca de Rio Branco e, nesta semana, chegou às Comarcas de Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, que compõem a Região do Alto Acre.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes assinalou a relevância da conquista para a Justiça Acreana. “Vai ao encontro da nossa visão de expandir os horizontes do conhecimento, colaborando para a construção de um Judiciário mais forte, com o aprimoramento das rotinas de trabalho, e melhoria dos serviços para a sociedade”, disse.

A ação tem o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) que, ao realizar as correições nas unidades, propõe soluções ou aponta pontos de melhoramento.

Os conteúdos

Os conteúdos foram ministrados pelos servidores Célio Rodrigues, Júlio Gomes e Rafahel Muniz. Recentemente, o curso foi credenciado Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

“Analisamos o dia a dia das unidades, esse foi o ponto de partida. Em seguida, a partir da vivência e conhecimento de cada servidor, propusemos uma construção coletiva de um plano de ação que oferecesse melhoria imediata”, afirmou Célio Rodrigues.

O assessor da Coger explicou que o enfoque fundamental de sua explanação foi a gestão processual. “Mostramos como se deve fazer a avaliação das unidades de forma sistematizada, da entrada do processo ao arquivamento, de maneira que o fluxo funcione, e haja encurtamento do tempo de tramitação”.

Júlio Gomes explicitou a dinâmica de funcionamento do programa, com ênfase à participação dos profissionais; convidando-os a assistirem aos vídeos disponibilizados pela Escola. O assessor da Esjud apresentou todo o conteúdo do curso, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Órgão de Ensino, mostrando como deveriam acessar os conteúdos, a utilização correta de sistemas, como o BNMP, emissão de mandados, como trabalhar nas Varas de Plantão, etc.

Rafahel Muniz, que é fisioterapeuta do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), abordou um aspecto essencial do Programa, que é a saúde, o cuidado com a mente e o corpo. O fisioterapeuta ressaltou que exigências do trabalho, como metas a serem atingidas, não podem ser usadas como desculpa para que não se alcance a vitalidade, por meio de escolhas mais assertivas, como alimentação adequada e prática de atividades físicas. O profissional tratou ainda acerca de ergonomia, do descanso, conduzindo ao final um exercício de postura.

Comarca de Xapuri

A equipe da Esjud foi recebida pelo juiz de Direito Luís Pinto, titular da Comarca de Xapuri. “Realmente algo muito impressionante, pois essa ação repassa todas as informações necessárias, incluindo o quadro situacional atual da Comarca. Mas também sugere as estratégias para solução das pendências. Aproveito o ensejo, em nome de toda nossa equipe, para parabenizar o desembargador Elcio e equipe por esse magnífico programa”, declarou o magistrado.

Erivan dos Santos, diretor de Secretaria, analisou como sendo “de suma importância a atividade para os servidores”. “Trouxe aspectos fundamentais como a qualidade de vida, e também instrumentos para melhor desempenho da unidade”, completou.

Para Lincoln Brito, técnico judiciário há 19 anos no Tribunal, lotado no Juizado Especial Cível de Xapuri, a agenda favorece o acompanhamento da produtividade local, e uma maior eficiência dos trabalhos.

Comarcas de Brasiléia e Epitaciolândia

O juiz de Direito substituto Jorge Luiz, que responde pela Vara Cível de Brasiléia, considerou que “os dias foram valiosos, com tantas informações úteis, treinamentos, capacitações, voltados principalmente ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional, à saúde física e mental. A Escola mostrou-se importantíssima também no que tange à gestão, administração, inerentes a nossa atividade. Somos privilegiados por termos uma Escola comprometida com os resultados do Judiciário do Acre”, disse.

Joseane Pacheco, supervisora da Comarca de Brasiléia, frisou que pretende colocar em prática todos as loções ensinadas, e elogiou o inédito itinerário formativo do Órgão de Ensino. “Tenho 20 anos de TJAC e não tenho conhecimento de alguma visita feita pela Escola. Muitos ensinamentos foram repassados. Na parte da saúde, por exemplo, para que possamos cumprir nossa jornada de trabalho da melhor forma possível e pensando no nosso bem-estar. Na área de gestão processual, orientações, e muitas dúvidas sanadas. Com certeza, vamos melhorar o desempenho da nossa Comarca. Na área de sistemas, contribuições significativas. Quero agradecer por essa oportunidade dada pela Esjud”, enalteceu.  

Já a servidora Maria Izabel de Oliveira, da Comarca de Epitaciolândia, assegurou que esse foi “um dos melhores treinamentos que eu já tive”. Segundo ela, chegou a essa conclusão devido à abordagem interessante, abrangente e compreensível dos temas”.

Comarca de Assis Brasil

O juiz de Direito Clóvis Lodi falou em nome das Comarcas de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil. “Felicidade grande recebê-los com essa novidade. Acredito que seja a primeira vez que recebemos a visita da Escola em nossa Comarca. Trabalho diferenciado, de aproximação, que demonstra a preocupação com nossa qualificação, oferecendo cursos gratuitos de excelência para juízes e servidores, o que vai melhorar os serviços oferecidos aos jurisdicionados”, avaliou.

Adriana Reis, diretora de Secretaria da Comarca de Assis Brasil, definiu o Sem Fronteiras como “uma experiência enriquecedora, seja pela diversidade de conteúdos, seja pelo olhar mais humano, focado não apenas com nosso rendimento, mas também no bem-estar. Estamos lisonjeados em receber essa atividade educacional em caráter presencial”, opinou.

Saber sem Fronteiras

Com o “Saber sem Fronteiras”, a Esjud propicia capacitações múltiplas, desde a área de Saúde, Meio Ambiente, Ética, Acessibilidade, Língua Portuguesa, Adoção, Justiça Restaurativa, Infância e Juventude, Violência Doméstica, e temáticas mais técnicas – Sistemas de Apoio à Jurisdição, Central de Processamento Eletrônico (Cepre), Estatísticas, etc.

Além dos conteúdos presenciais, são disponibilizados no AVA da Escola videoaulas gravadas especificamente para o programa. São 30 horas de formação, que valorizam as(os) serventuárias(os) da Justiça e, ainda, serão validadas para a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) e requerimento do adicional de capacitação.   

Xapuri

Brasiléia

Epitaciolândia

Assis Brasil

Marcos Alexandre/Esjud | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.