Integrantes do TJAC discutem ações para ampliar inclusão e diversidade dentro do Judiciário

Reunião realizada na terça-feira, 24, debateu propostas de ações e projetos que serão executados visando promover respeito e combater preconceitos e discriminação no âmbito interno da instituição

Realizando na terça-feira, 25, o primeiro encontro deste ano com todas as integrantes e os integrantes, o Comitê da Diversidade (Codiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) discutiu ações para serem executadas ao longo dos próximos dois anos, com objetivo de ampliar a inclusão, combater os preconceitos e promover o respeito a diversidade dentro da instituição.

A reunião foi conduzida pela desembargadora Waldirene Cordeiro e teve a participação das juízas de Direito Thaís Khalil, Andréa Brito e dos magistrados Eder Viegas e Elielton Armondes, além de servidoras e servidores que compõem o Comitê, que tem a missão de contribuir com os direitos e garantias fundamentais dentro do Judiciário, atendendo todos, todas e todxs.

Entre as ações propostas durante o encontro estão: campanha em prol da liberdade religiosa; prevenção contra violência doméstica que atinge mulheres indígenas; melhoria no ambiente de trabalho com atividades contra preconceitos e discriminações; combate ao racismo estrutural, com previsão de evento para o dia 14 de novembro, devido à proximidade ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro); e outras iniciativas voltadas para inclusão de Pessoas com Deficiências, e outros segmentos sociais.

Dignidade

Dignidade, cidadania, inclusão social, equidade, acessibilidade, pluralismo cultural, liberdade de consciência, crença e de convicção filosófica ou política, e qualidade de vida no ambiente de trabalho são os princípios fundamentais que guiam o trabalho do Codiv.

Essa comissão baseia-se no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras normatizações e legislações que contribuem para a erradicação do racismo, violência de gênero, lgbtfobia, homofobia e transfobia, capacitismo, etarismo, gordofobia e demais formas de discriminação.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.