Agosto Lilás: campanha de violência contra à mulher é realizada na Expoacre

Campanha tem a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do respeito as mulheres e a comunidade LGBTQIA+

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e Ouvidoria da Mulher, realizou campanha de conscientização sobre formas de violência contra a mulher na noite dessa quarta-feira, 3, na maior feira agropecuária, que acontece no parque de exposições.

Em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) a campanha tem a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do respeito as mulheres e a comunidade LGBTQIA+. Foram entregues panfletos e houve ainda o lançamento do vídeo da campanha, intitulada ‘Respeite Meu Espaço’.

A juíza de Direito Louise Kristina, titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco, participou de entrevistas no local sobre a atividade e enfatizou a importância da denúncia para que os agressores sejam punidos e a mulher protegida. Ela também explicou as formas de violência e o quanto a união das instituições é fundamental para a causa de combate à violência contra a mulher ganhar forças.

“É importante que a comunidade esteja atenta sobre a Lei nº 13.718/2018, pois uma tentativa de beijo roubado, abraço forçado, mordidas, encaminhamentos de fotos íntimas, já configura o crime de importunação sexual. A campanha “Respeite Meu Espaço” tem justamente o foco de combater a violência de gênero e a importunação sexual. Busca-se, também, conscientizar as vítimas para que denunciem os casos de violência aos órgãos competentes”, disse.

Nesta quinta-feira, 3, a unidade móvel do TJAC “Justiça sobre Rodas”, que conta com uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento às vítimas, estará disponível no evento, e terá a participação da juíza Louise Kristina, que poderá deferir medidas protetivas de urgência no local, garantindo uma resposta rápida e efetiva para as vítimas que buscarem auxílio.

A delegada e coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Elenice Frese, que também esteve presente na atividade, ressaltou que a Polícia Civil do Estado investiga diversos casos. “Recebemos inúmeras denúncias, com várias condutas diferentes”, comentou.

 

Parceria

A parceria entre TJAC e Aleac demonstra o compromisso das instituições em combater a violência de gênero e garantir a proteção e a promoção dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. A união de esforços entre o poder judiciário, o legislativo, o executivo e a sociedade civil é fundamental para criar uma cultura de respeito e igualdade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, salientou a importância da iniciativa e reforçou o comprometimento do Legislativo na causa. “Estamos felizes em participar da campanha e dessa forma contribuir com esse trabalho desenvolvido pelo Judiciário, que é essencial para a conscientização da população e assim podermos garantir cada vez mais o respeito que todas as mulheres tem o direito de ter, bem como a comunidade LGBTQIA+”, finalizou.

Ana Paula Batalha / Foto: Aleac | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.