21ª Semana Nacional de Museus chega ao fim com várias atividades

Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a 21ª Semana Nacional de Museus busca discutir a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas

O Centro Cultural Palácio da Justiça, em Rio Branco, e o Centro Cultural do Juruá, em Cruzeiro do Sul, participaram mais um ano da programação da Semana Nacional de Museus. A 21ª edição aconteceu de 15 a 21 de maio com várias atividades.

Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a 21ª Semana Nacional de Museus discutiu a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como o bem-estar dos visitantes e das comunidades envolvidas.

 

 

No Centro Cultural do Juruá, em Cruzeiro do Sul, estudantes visitaram o espaço, com tours pelos objetos em exposição permanente; houve palestra sobre assinatura da Lei Áurea (135 anos); simulação de júri com jovens da Escola Presbiteriana do Brasil; evento para recebimento do QR code com informações turísticas do município de Cruzeiro do Sul, além de palestras promovidas pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, com atividades educativas apresentadas por renomados professores que  ajudaram a entender um pouco sobre a evolução do planeta e o solo amazônico.

No Palácio da Justiça teve reunião de alinhamento com os gestores de memória e interessados. Teve a presença do diretor de Patrimônio Cultural, Ítalo Facundes que trouxe novidades sobre a valorização dos espaços de memória com a inclusão do plano setorial de museus dentro do plano estadual de cultura, do diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extinção e Cultura da Universidade Federal do Acre (UFAC), presidente da Academia Acreana de Letra, o Adalberto Queiroz, e do artista plástico e colecionador Dalmir Ferreira. Além dos representantes dos museus estaduais, se fez presente também a equipe da Comissão de Memória do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).

Na pauta, a comissão pediu ao diretor-presidente da FEM, professor Minoru Kimpara que fosse o interlocutor desse grupo junto a Reitora da Ufac para que seja aberto um procedimento que viabilize a criação de um mestrado profissional na área de museologia. O pedido foi assinado por todos os presentes. A comissão também foi convidada a participar da organização e consultoria para a montagem do novo Museu dos Povos Acreanos que breve será entregue à população acreana.

“Será mais um espaço de memória para preservar. Fomentar e divulgar nossa história. Foi um momento de descontração e troca de informações”, disse a gerente de Acervos do TJAC, Ana Cunha.

E a programação finalizou com a exibição do documentário Geoglifos. Em parceira com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na oportunidade, os estudantes e demais públicos tiveram uma conversa com a arqueóloga Antônia Damasceno.

 

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.