Presidente do TJAC participa de Simpósio do Conselho de Presidentes dos TJ’s do Brasil

Nesta edição, o Simpósio do Conselho tem como tema Novos desafios do poder judiciário: A experiência Brasil Itália, e ainda, a posse da nova Comissão Administrativa da entidade.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro participa do Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), neste ano sediado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), nos dias 19 e 20, em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

Nesta edição, o Simpósio do Conselho tem como tema Novos desafios do poder judiciário: A experiência Brasil Itália. O evento reúne magistradas e magistrados brasileiros e italianos, com o objetivo de aprimorar e compartilhar os saberes constitucionais, administrativos, ambientais e penais entre Brasil e Itália. 

 

 

Na abertura do primeiro dia ocorreu a outorga de medalhas de reconhecimento do Consepre e diplomação da nova Comissão Administrativa, eleitos por aclamação, durante o 5º Encontro, na cidade de Bonito (MS), em novembro de 2022. Na ocasião, o presidente do Conselho, o desembargador José Laurindo de Souza Netto (TJPR), nomeou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, como o novo presidente do Consepre.

No segundo dia, os trabalhos iniciam com a conferência cujo tema é Caminhos para um judiciário inovador, com os conferencistas desembargador José Laurindo De Souza Netto (TJPR) e Roberto Miccu (SAPIENZA Univsersità di Roma), da Itália, mediados pelo presidente da mesa desembargador Carlos França (TJGO).

 

Consepre  

O Consepre foi criado em novembro de 2021, a partir da unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado no TJ de Pernambuco. É integrado exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça.  

Entre seus objetivos estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais. 

Confira a programação completa clicando aqui.

Com informações Assessoria TJPR

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.