Seiscentas pessoas dizem sim na última cerimônia do Casamento Coletivo de 2022

Solenidade que oficializou a união foi realizada no final da tarde de sexta-feira, no Instituto Imaculada Conceição. Em 27 anos, são mais de 50 mil casamentos oficializados
O ginásio do Instituto Imaculada Conceição ganhou todo um colorido em uma decoração preparada especialmente para os 300 casais que oficializaram sua união na última edição do Casamento Coletivo, ação do Projeto Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), no final da tarde de sexta-feira, 10.

A ansiedade dos casais era visível em cada semblante e gestos. O momento de dizer o sim coletivo foi um grande coro. Familiares e amigos também tiveram lugar nas arquibancadas para testemunharem o momento.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, fizeram questão de prestigiar a cerimônia, acompanhadas também da juíza auxiliar da Presidência, Andréa Brito, a Irmã Socorro, diretora do Instituto Imaculada Conceição, e o juiz de Direito, Ednaldo Muniz, Titular da Vara de Registros Públicos, Órfãos e Sucessões e de Cartas Precatórias Cíveis da Comarca de Rio Branco, responsável em oficializar a união dos casais.

 

Com apenas 18 anos, Maria Eduarda Domingos Alves, não continha o sorriso e o nervosismo ao lado do noivo, Alex Modesto de Lima, 22. Eles estão juntos há 2 anos e 9 meses, e moram na estrada de Boca do Acre, km 75, na BR-317. Ficaram sabendo na comunidade que haveria o projeto e decidiram que seriam uma dos 300 casais a celebrar a união.

Já o casal mais experiente, Maria de Graça Muniz, 72 anos, e Pedro Raulino Bejin, 66, estão juntos há quatro anos. Se apaixonaram na terceira idade. Ela foi casada por 30 anos, mas estava sozinha há bastante tempo. Já ele, está vivendo o primeiro casamento. “Estamos muito felizes porque nos encontramos e fazemos companhia um para o outro, a gente cuida um do outro”, disse a noiva. 

Há 10 anos juntos, Mayra Sulamita e Luiz Inacio Chiquito Oliveira, ambos com 35 anos, também oficializaram a união. “Eu sou muito grata ao Tribunal de Justiça pelo Projeto Cidadão, é muito bom para o relacionamento, porque a gente também fica mais seguro na questão legal”, falou a noiva Mayra. 

“É um momento muito satisfatório pra gente. Há dez anos já estamos juntos e resolvemos oficializar. Graças a Deus estamos aqui hoje oficializando o casamento e estamos muito felizes”, comentou o noivo Luiz Inácio.

 

 

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro desejou felicidades ao casal. “Desejo felicidades para aqueles que já vivem juntos, e para aqueles que vão conviver. Tudo vai ser entrelaçado pelo amor e hoje essa união é oficializada com um sim bem forte dessas 600 pessoas, 300 casais. O casamento coletivo é o ápice do Projeto Cidadão há mais de 27 anos. Agradecemos muito ao Instituto Imaculada Conceição por ser parceiro nesta última edição do projeto deste ano. Agradeço também a banda da Polícia Militar, que sempre nos brinda com sua música, e música é arte, e ser humano não vive sem arte”, ressaltou a desembargadora. 

A coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, também deixou sua mensagem aos noivos. “Depois de um tempo tão grande de pandemia, em que muitos dos nossos tiveram suas vidas subtraídas, estamos vivos para celebrar, estarmos juntos. E minha saudação aos noivos, é a de que estar juntos, uma vida em comum, implica em respeito, em entrelaçamento, companheirismo. Que mantenham entre sí o respeito fundamental, um ao outro, pelas suas famílias, filhos e que formem uma família para uma sociedade melhor, mais justa, finalizou. 

 

Andréa Zílio | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.