Modernização de equipamentos garante atendimento mais ágil ao público

Entre tantas conquistas nesses dois anos de gestão, a área da tecnologia é a que teve maior investimento pela atual Administração do TJAC

Uma gestão marcada por desafios e dificuldades, mas que venceu os obstáculos. Assim pode-se definir a Administração do biênio 2021-2023 do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que iniciou no ponto mais elevado da pandemia da COVID-19, conseguiu flexibilizar o modo da execução do serviço no Poder Judiciário acreano sem prejudicar a qualidade da prestação jurisdicional.

A frase do cineasta Charlie Chaplin “A persistência é o caminho do êxito” convergem com os projetos executados pelos atuais dirigentes do TJ Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro (presidente), desembargador Roberto Barros (vice-presidente) e o desembargador Elcio Mendes (corregedor-geral) que inovaram nos procedimentos de garantir justiça para a paz social.

Entre tantas conquistas nesses dois anos de gestão, a área da tecnologia é a que teve maior investimento. Foram R$ 16,7 milhões. O recurso possibilitou novas ferramentas virtuais; melhoria da internet em todo o Estado; troca de computadores; disponibilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e portal SAJ, com Plano Diretor em Tecnologia, que aponta novos investimentos para o futuro. Houve ainda implantação e melhoria do Sistema de Inteligência Artificial de petições no SAJ, para acelerar a atuação.

Além de adquirir solução de backup, estruturação para dois ambientes seguros, a atual Administração do TJAC possibilitou a revisão de sensores e redes para sala segura. Foram 72% do Parque Computacional renovado, 28% das outras máquinas com SSDs que conferem maior velocidade e houve virtualização de cerca de 80 mil páginas, com a vida funcional de 68 magistrados (as).

A Ditec também passa por transferência para o prédio onde funcionava o Arquivo, com o objetivo de possibilitar a ampliação do espaço das gerências e melhorias no suporte operacional, segurança da informação, gestão documental, controle de bens e interoperabilidade, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n° 211/2015.

“O investimento e a articulação seguem o Plano de Ação dessa gestão, que foi elaborado considerando todas as diretrizes do CNJ. A modernização da Ditec representa melhoria de infraestrutura e integra o conjunto de medidas adotadas pela Administração para avançar na gestão da tecnologia da informação”, disse a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro.

 

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.