TJAC inicia nova turma do curso sobre Central de Processamento Eletrônico

Atualmente a Cepre está sendo ampliada para as Varas de Família e já há projeto piloto nas Varas do interior. O TJAC almeja que todas as secretarias das unidades do Estado estejam sendo atendidas num só local.

“Sejam bem vindos ao futuro”, assim destacou o juiz coordenador da Cepre, Alex Oivane na abertura de mais uma edição do curso Conhecendo a Central de Processamento Eletrônico (Cepre), iniciado nesta quinta-feira, 8, na Escola do Poder Judiciário (Esjud).

Prestigiaram a abertura o desembargador Samoel Evangelista e o magistrado Alex Oivane, respectivamente, desembargador Superintendente e juiz coordenador da Cepre, além da servidora Creuziane Santos de Oliveira, atual a diretora da Cepre.

A Cepre já atende os três Juizados Especiais Cíveis e as cinco Varas Cíveis da Comarca de Rio Branco. Atualmente a abrangência da Cepre está sendo ampliada para as Varas de Família e já há projeto piloto nas Varas do interior como Assis Brasil, Brasiléia e Bujari, pois uma das pretensões da Cepre é trazer os juizados de todo o Estado do Acre. O TJAC almeja que um dia em que todas as secretarias das unidades do Estado estejam sendo atendidas num só local.

O desembargador superintendente da Cepre, Samoel Evangelista falou sobre as projeções do Central, agradeceu o empenho e destacou a importância dos servidores engajados. “O projeto da Cepre é um projeto que a administração do Tribunal tem uma grande empolgação por ele, que ainda não completou dois meses da implantação, mas já estamos em fase de expansão incorporando mais unidades. Para isso, é necessário também que nós contemos com a colaboração e com o apoio dos servidores, que são a parte principal. Sejam bem vindos e quero de antemão agradecer o juiz de Direito Alex Oivane e a diretora Creuziane Oliveira, e os servidores que já estão integrados que são dignos dos maiores elogios da administração do Tribunal”, finalizou.

O juiz coordenador da Cepre Alex Oivane abordou sobre o aumento de produtividade da Central, mas mantendo a qualidade e sem perder o foco basilar no jurisdicionado. “Inevitavelmente todas as varas e unidades judiciais do Estado inteiro estarão integradas. Todo trabalho, todo esforço e todo investimento da administração do TJAC é em prol do jurisdicionado. O principal objetivo é prestar um serviço de qualidade ao jurisdicionado e nesse caminho estamos envidando todos os esforços para conferir qualidade de vida para todos os servidores, pra que a gente consiga diminuir o acervo e estamos mostrando na prática que é possível. Os números são surpreendentes. Tínhamos uma previsão de atingir algumas metas, em 15, 30, 60, 90 e 120 dias, mas nos primeiros 15 dias atingimos a previsão dos 90 dias”, concluiu.

O assessor da Corregedoria-Geral Célio Rodrigues destacou a Cepre como um novo modo de administração processual. “O TJ passa por um processo de mudança de uma estrutura organizacional e judicial tradicional, que não está funcionando no sentido de dar vazão esperada aos processos. Para uma nova fase de se reinventar numa nova dinâmica, para que os processos girem mais rápido, e para isso a Cepre está sendo implementada. A Central vai provocar uma nova metodologia tanto na parte cartorária como nos gabinetes”.

O Curso

A capacitação tem a duração de dois dias, com carga horária de 12 horas aula, e tem como público alvo servidores das varas (gabinete e secretaria) que serão incorporadas à CEPRE. Nesta edição, foram disponibilizadas apenas 15 vagas.

A ementa inclui Apresentação do Projeto Piloto da Central de Processamento de Eletrônico – CEPRE pela COGER; Estruturação do Espaço Físico; Normatização; Padronização de fluxos e rotinas das atividades. Já no dia 9, sexta-feira, a programação inclui um encontro presencial na Cepre abordando “Onboarding: Integração e adaptação da equipe”.

 

Produtividade

Graças ao empenho da atual administração do TJAC, da desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro, do vice-presidente desembargador Roberto Barros e do corregedor-Geral, desembargador Elcio Mendes, a Cepre comprova sua efetividade e produtividade um mês e quinze dias após sua instalação efetiva.

O órgão tem atuação nos três Juizados Especiais Cíveis e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), atendendo as demandas pré-processuais de competência desses juizados, todos da Comarca de Rio Branco. Nesse período, a Central contribuiu expressivamente para o aumento de 93,12% da quantidade de processos baixados (2.329 processos), comparado aos 45 dias anteriores à ação do órgão nessas unidades (1.206 processos).

Outros dados que merecem destaque são o aumento de 21,53% no número de alvarás expedidos, o crescimento de 40,97% de audiências realizadas e da quantidade de acordos nas audiências em 51,19%. Os dados foram fornecidos pela Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) com base na comparação entre os 45 dias antes da instalação da central (26 de maio a 10 de julho de 2022) e os primeiros 45 dias de funcionamento (11 de julho a 25 de agosto de 2022).

Elisson Nogueira | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.