Projeto Cidadania e Justiça na Escola do TJAC inicia as atividades de 2022

Ação iniciou nesta quinta-feira, 15, e tem objetivo de contribuir com a formação de agentes multiplicadores de saberes e aproximar o Judiciário e a sociedade, disseminando conhecimentos sobre direitos e deveres, justiça e cidadania

Brincar, acessar educação e saúde, são direitos básicos que precisam estar junto com os deveres, como por exemplo, respeitar o outro, cumprir as leis, proteger o meio ambiente e o patrimônio público, para consolidar uma sociedade mais justa e cidadã. Cada pessoa independentemente da idade tem direitos e deveres, então, com intuito de cultivar essas noções desde cedo em crianças e adolescentes, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou mais uma edição do Projeto Cidadania e Justiça na Escola, nesta quinta-feira, 15, na Escola Municipal Ismael Gomes.

Participaram da abertura, as desembargadoras Waldirene Cordeiro, presidente do TJAC, e Regina Ferrari, coordenadora da Infância e Juventude, assim como, os juízes de Direito: Andréa Brito, auxiliar da Presidência do Judiciário; Lois Arruda, auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça; e Maria Rosinete, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).

Imagem da capa da cartilha do programa, mostrando ao fundo as autoridades e crianças assistindo

Além disso estavam presentes representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), do Conselho Tutelar de Rio Branco, o diretor da Escola Ismael Gomes, Elismar Pereira, professores e professoras, e também os alunos sentados todos à frente das autoridades, que explicavam o que era o projeto.

O Cidadania e Justiça na Escola é uma iniciativa nacional da Associação dos Magistrados do Brasileiros (AMB), que foi abraçada pelo Judiciário acreano e pela Asmac, e é realizado no estado há mais de 10 anos. Durante a pior fase da pandemia da Covid-19, em 2020, não foi possível fazer atividades presenciais. Mas, foi firmada parceria com Sistema Público de Comunicação para gravar e transmitir as palestras na AmazonSat, TV Aldeia e nas rádios Aldeia e Difusora Acreana.

Neste ano serão atendidas 12 escolas, com intuito de alcançar 1.109 estudantes. As unidades de ensino onde acontecerão as atividades serão: Ismael Gomes, Francisco Bacurau, Luiz de Carvalho Fontinele, Mauricília Santana, Iracema Gomes, Chico Mendes, Governador José Augusto, Professora Cristina Maia, Pimentel Gomes, Professor Almada Brito, Ilson Ribeiro e Zuleide Pereira.

Formar e multiplicar

Na abertura do projeto, a desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, conversou sobre a necessidade de capacitar crianças e adolescentes para eles compreenderem seus deveres e direitos e tornarem-se multiplicadores.

“Todos nós adultos ou crianças temos deveres e direitos. Deveres de agradecer pela nossa existência, respeitar nossos pais, respeitar nossos professores, respeitar nossos colegas, respeitar os símbolos da nossa nação e do nosso Estado, a bandeira, o hino, as forças que nos ajudam, e os direitos de ter saúde, de estudar, de brincar, tudo no momento adequado. Isso que todos nós que estamos aqui gostaríamos que vocês entendessem e passassem para frente”, comentou Cordeiro.

Para a desembargadora Regina Ferrari, que também é diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), uma das parcerias da concretização do Projeto, as crianças e adolescentes devem aprender sobre seus direitos e deveres para tornarem cidadãos e cidadãos, que contribuam com a melhoria da sociedade.

“A cidadania não é ensinada apenas nos livros, mas principalmente na convivência, no dia-a-dia, na alteridade, no respeito mútuo. Mais do que português, história, matemática, geografia, precisamos falar sobre lições de respeito e de igualdade. É necessário fomentar aspectos formativos e informativos nos espaços de aprendizagem, para que tenhamos, dentro em breve, não apenas profissionais de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento, mas, especialmente, homens e mulheres que pratiquem a fraternidade, o respeito, a bondade, o amor, a humildade e o querer ser melhor para ajudar as pessoas”, disse Ferrari.

Como funciona?

Até o início de outubro acontecem as palestras, conduzidas por voluntários, que são juízes e juízas, servidores e servidoras da Justiça estadual, e integrantes das instituições parceiras, Conselho Tutelar, Ministério Público do Acre (MPAC) e Defensoria Pública. Depois as alunas e alunos escreverão uma redação que concorrerá a um prêmio, entregue pela Associação dos Magistrados do Acre.

O diretor da primeira escola a receber as palestras neste ano, agradeceu a oportunidade. “Para nós é um privilégio receber as autoridades aqui a frente desse projeto tão importante que representa esperança para nossas crianças, depois de um momento difícil conturbado, a pandemia. Um projeto desses vem a calhar, para que as nossas crianças, cresçam, conhecendo seus deveres, seus direitos, fazendo justiça é o mais importante”, concluiu o professor Elismar Pereira.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.