Projeto Cidadão é realizado na zona rural de Assis Brasil

Ação é promovida através da união de instituições que se reúnem com o único propósito: de garantir o direito do cidadão

Com o objetivo de garantir cidadania aos moradores das localidades mais distantes, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, realizou um dia de ação na zona rural do município de Assis Brasil, na Escola Baixada Verde, localizada no ramal Icuriã.

Assis Brasil fica na fronteira com o Peru, distante 340 quilômetros da capital. E para chegar à escola, onde foi promovida a atividade, foram percorridos mais 38 quilômetros de estrada de chão.

Neiany de Jesus, 18 anos, foi uma das atendidas. Ela procurou o projeto para alterar todos os documentos devido a incorreções. Com sorriso largo e brilhos nos olhos, ela não conseguia esconder a felicidade.

“Agora poderei ter meu nome corretamente. Não tenho o sobrenome Falcão. Com a vinda da equipe até aqui, facilitou muito a nossa vida. Estou bem contente”, disse.

O Projeto Cidadão, que existe há mais de 25 anos, é realizado em parceria com diversas instituições levando serviços jurídicos assistenciais, emissão de documento e serviços sociais. É uma união de instituições que se reúnem com o único propósito: de garantir o direito do cidadão.

Nesta edição, que contou com convênio da Plataforma +Brasil nº 904427/2020 MJ/MJSP e TJAC, estiveram presentes o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Defensoria Pública do Estado; Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação; Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Militar, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Prefeitura de Assis Brasil e Ministério Público.

A supervisora do Projeto Cidadão, Lenice Lima, considerou um sucesso o primeiro dia de ação. Neta sexta-feira, 26, os mesmos serviços oferecidos hoje na zona rural serão levados à Escola Íris Célia Cabanellas Zannini, na área central de Assis Brasil, onde a ação será finalizada com o casamento de 50 casais.

“É o Tribunal de Justiça cumprindo o seu papel social e levando cidadania as pessoas moradoras das localidades mais distantes. Aqui no ramal Icuriã foram centenas de pessoas atendidas. Cada edição do Projeto Cidadão é uma alegria, pois vemos nos olhos a alegria das pessoas”, comentou.

Sebastiana Santos aproveitou os serviços para colocar em dia as carteirinhas de vacina dos seis filhos e ainda tomar a dose de reforço contra a COVID-19.

“Ajudou demais. A gente teria que ir a uma unidade de saúde, bem longe daqui, então, além da vacinação de todos nós, ainda conseguimos tirar a identidade das crianças, participar das atividades recreativas e assistenciais. Estamos bem contentes. Agradecemos ao Tribunal de Justiça por essa ação em nosso ramal”, enfatizou.

A secretária de Programas Sociais do TJAC, Regiane Verçoza, explica que as ações ocorrem após tratativas com as prefeituras locais dos municípios contemplados pelo convênio são escolhidas as localidades com maior necessidade de atendimento.

“Temos toda uma logística para cada ação. Alguns prefeitos nos procuram solicitando a atividade, mas fazemos um levantamento da real necessidade. Além das parcerias, o Projeto Cidadão é feito por meio de convênio federal. São muitas pessoas envolvidas em cada edição. Agradecemos a atual gestão na pessoa da presidente, desembargadora Waldirene Cordeiro e da coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista”, explicou.

 

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.