Escola do Poder Judiciário promove atividade de encerramento de curso avançado de LIBRAS

Com a formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o Poder Judiciário do Estado do Acre conta agora com servidores aptos a atender de maneira mais humanizada e inclusiva pessoas com deficiência auditiva e na fala

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Escola do Poder Judiciário (ESJUD), realizou na manhã desta sexta-feira, 08, o encerramento da turma do Curso Avançado de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A atividade contou com a presença da desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, bem como da diretora da ESJUD, desembargadora Regina Ferrari, assessores, colaboradores e servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre.

A disponibilização do Curso Avançado de LIBRAS aos servidores e colaboradores do Poder Judiciário busca garantir a ampliação do acesso à Justiça a pessoas com deficiência, promovendo, assim, mais eficiência às atividades jurisdicionais e administrativas, além da humanização e inclusão dessa parcela da população.

A presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, manifestou alegria pelo momento, depois de quase três anos de atividades – que incluíram cursos de nível inicial e intermediário em LIBRAS antes e durante a pandemia da covid-19. A desembargadora-presidente destacou que a formação dos servidores, que já atuam em unidades cíveis e criminais do Poder Judiciário do Estado do Acre, garante mais acessibilidade à parcela da população com dificuldades de fala e audição aos serviços judiciários e, dessa forma, o próprio exercício da cidadania a todos os cidadãos acreanos e usuários dos serviços da Justiça, independentemente de suas limitações físicas.

“Agora nós temos nossos tradutores em LIBRAS dentro do nosso Tribunal; (…) Muito nos compraz garantir acessibilidade a pessoas que têm deficiência em ouvir, em falar. Muito grata a todos, à Universidade Federal do Acre que se dispôs a estar aqui, formando nossos servidores e servidores. Cumprimos mais uma meta do CNJ e do TJAC, a bem do nosso cidadão, sempre nosso foco é o cidadão. Eu agradeço à nossa presidente que sempre esteve nessa parceria incrível, inestimável, como sempre, nas formações que a gente oferece, tudo em cumprimento às ordens e às cadências gerenciais da Administração atual, comandada pela nossa presidente”, complementou a diretora da Escola do Poder Judiciário, desembargadora Regina Ferrari.

“Estou extremamente feliz por essa turma. Parabéns à ESJUD por toda parceria, sempre presente nos auxiliando. Parabéns pela importância que vocês deram ao curso. A comunidade surda agradece, os surdos que moram aqui no Acre, tenho certeza que agora temos pessoas qualificadas para dar comunicação a eles”, disse João Carlos Xavier, coordenador do Núcleo de Apoio à Inclusão da UFAC.

O servidor Jener Pontes é um dos formandos do Curso Avançado de LIBRAS. Falando em nome da turma, o serventuário agradeceu a oportunidade de participar da formação e ressaltou que a atividade promove, não somente o acesso à Justiça, mas também qualidade de vida.

“Eu gostaria de agradecer aos nossos professores e também à ESJUD pela parceria, pela paciência e pela tolerância ao longo desses três anos. Hoje a acessibilidade do surdo é meu principal compromisso social, porque só precisa que seja encontrado, em todas instituições de ensino da LIBRAS. A ESJUD está de parabéns. Sinto muito orgulho em fazer parte de uma instituição que abraça, com esse nível de compromisso, a qualidade de vida de todos”, falou o servidor, ao mesmo tempo em que traduzia seu discurso na Linguagem Brasileira de Sinais.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.