TJAC e Cruz Vermelha Brasileira realizam entregas de kits escolares em Porto Walter

Projeto “Volta às Aulas” é realizado pela Cruz Vermelha Brasileira com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos. No Acre, a ação tem a parceria do Poder Judiciário

A alegria e o agradecimento dos estudantes de Porto Walter foram expressados em abraços e sorrisos durante a entrega dos 657 kits escolares, nesta terça-feira, 28,  em mais uma ação do projeto “Volta às Aulas”, realizado pela Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre. A ação é financiada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos. 

O projeto já passou também pelos municípios de Feijó e Jordão. A equipe do TJAC também irá visitar os municípios de Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa. Os cinco municípios foram escolhidos por serem lugares com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao todo, são 2.238 kits escolares, direcionados às crianças de 6 a 8 anos. 

Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, é muito gratificante que a Justiça acreana esteja  associada a uma ação tão importante para a população, em especial, desses municípios que necessitam de uma atenção diante desses aspectos.  “É muito importante podermos realizar ações como essa, levando a esses municípios que necessitam de um olhar mais atendo, a oportunidade das crianças voltarem às aulas presenciais  com o material necessário para que desenvolvam suas aptidões e competências na carreira inicial escolar”, comentou a desembargadora.

Em cada município, as servidoras do TJAC, a diretora de Logística Alessandra Araújo, e a assessora jurídica da diretoria Ana Paula Viana, tem contado com o apoio das servidoras e servidores das prefeituras e das escolas para a montagem dos kits. Em Porto Walter o trabalho não foi diferente e durou até a noite de segunda-feira, 27. Nesta terça-feira, a entrega foi realizada aos estudantes. 

A diretora de Logística, Alessandra Araújo conta que participar do projeto tem sido uma experiência incrível para todas as equipes envolvidas no processo de montagem e entrega dos kits escolares, porque de alguma forma estão contribuindo para o fortalecimento da educação dessas crianças.

“O sorriso, a alegria e o entusiasmo das crianças com os donativos demonstram o quanto esse material será útil para o seu desenvolvimento e aprendizado, porque o público beneficiado vive em condição de vulnerabilidade social e econômica que não permite, na maioria dos casos, a compra do material que necessitam para o desenvolvimento de suas atividades escolares”, comenta. 

Com três municípios com entregas realizadas, faltam agora apenas os municípios de Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa, serem visitados para receberem a ação.  

Andréa Zílio | Comunicação TJAC