Precisa de atendimento do Judiciário? Use nossos canais virtuais e eletrônicos

Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) disponibiliza números de telefone, WhatsApp, além de ferramentas onde é possível ser atendido por videochamada e ainda iniciar um processo perante os Juizados Especiais, preenchendo um formulário no site da instituição

Os atendimentos presenciais nas unidades judiciárias do Acre voltaram desde o dia 25 ade Abril deste ano. Mas, os canais de comunicação eletrônicos e virtuais permanecem disponíveis para qualquer pessoa que precisa falar com o Judiciário estadual e deseja resolver tudo sem se deslocar até as unidades judiciárias.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ampliou as ferramentas de comunicação durante as fases mais graves da pandemia do COVID-19. Mas, esses meios foram instituídos também devido a política administrativa voltada a modernização e gestão tecnológica. Então, se você precisa de atendimento, tirar dúvida ou até iniciar um processo junto aos Juizados Especiais, é possível fazer isso à distância, usando apenas o celular.

O Judiciário do Acre tem o Balcão Virtual, que permite o diálogo com servidores ou servidoras por meio de videoconferência, e a Petição Cidadão, onde ao preencher um formulário e anexar os documentos a pessoa apresenta sua reclamação à Justiça. Somado a esses dois mecanismos ainda temos a lista de contatos telefônicos, e-mails e WhastApp de todas as comarcas, disponível no site do TJAC.

Foto de um dedo em cima da área de mouse do notebook e por cima a arte de vários envelopes

Balcão Virtual

Com horário de atendimento das 7h às 14h, para acessar esse serviço basta entrar no site do Tribunal de Justiça ir até a lista de contatos, clicar no link da unidade judicial ou administrativa que deseja, inserir seu nome e aguardar sua liberação para dialogar com servidor ou servidora por meio de videoconferência.

Arte do Balcão Virtual. É um retângulo azul com um desenho em verde e escrito Balcão Virtual em letras brancas

O uso do Balcão Virtual não requer que você esteja conectado em seu e-mail. Mas, caso você tenha conta Google, não será solicitado a inserção do nome, pois o que aparecerá é o e-mail anteriormente informado.

WhatsApp

Uma das primeiras providências adotadas pela gestão da Justiça, foi habilitar números no aplicativo de mensagens WhatsApp para todas as unidades. A lista com os números também está disponível no site do TJAC.

Mas, atenção se o pedido de informação for enviado fora do horário do expediente, que é das 7h às 14h, a mensagem será respondida no dia seguinte pela equipe da unidade.

Petição Cidadão

Já pensou apresentar uma reclamação perante os Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública, conhecidos como pequenas causas, diretamente de casa, pela internet? Isso tornou-se possível com a ferramenta Petição Cidadão.

Arte com imagem do formulário de peticionamento e sobre ele um retângulo verde onde está escrito "petição Cidadão"

A pessoa que tem uma situação que precisa levar até à Justiça, pode acessar o formulário dentro do site do Tribunal neste link, e anexar os documentos exigidos.

Essa opção só é possível de ser utilizada, se o valor pretendido é menor ou igual a 40 salários mínimos, para os Juizados Especiais Cíveis e de até 60 salários mínimos para os Juizados Especiais da Fazenda Pública, sendo que nas causas acima de 20 salários mínimos é obrigatória ter advogada ou defensor público.

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

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