Penas Alternativas é tema do XVI Fórum Internacional em Saúde realizado pela UFAC

TJAC é parceiro do evento educativo, que proporcionará a troca de experiências técnicas, jurídicas, científicas e profissionais sobre acidentes de trânsito

O XVI Fórum Internacional em Saúde e o VIII Fórum de Saúde Coletiva do Acre serão realizados de 14 a 16 de setembro no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac). A atividade tratará sobre as penas alternativas com enfoque nos acidentes de trânsito. Deste modo, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é parceiro do evento, visando fortalecer o diálogo com a comunidade científica sobre responsabilização.

As penas alternativas são condenações em que a juíza ou juiz sentenciante determinam a prestação de serviços à comunidade, tendo a pena um caráter educativo. Portanto, nas rodas de conversa além de ser debatida a segurança viária, engenharia, fiscalização e os crimes de trânsito também serão tratadas as perspectivas de enfermeiros, médicos, geógrafos, assistentes sociais e psicólogos, ou seja, articulando vários pontos de vista sobre o mesmo fenômeno.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Élcio Sabo, a juíza Andrea Silva, titular da Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (Vepma) e o servidor Paulo Wilker vão compor os painéis da programação. De acordo com os dados do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), em 2021, 24 condutores de Rio Branco foram condenados por crimes de trânsito e cumpriram penas alternativas e em todo o estado foram 33.

O professor Creso Machado é o responsável pela organização do Fórum. Ele compartilhou que em sua pesquisa fez uma entrevista com um policial que tinha bebido e dirigido. “O policial me disse que ficou extremamente envergonhado, principalmente no bairro que ele mora, então ele decidiu que a partir daquele dia não ia mais colocar mais uma bebida alcoólica na boca. Então, o que se vê é a mudança de comportamento depois da prestação de serviços à comunidade. A conclusão do nosso trabalho comprovou que as pessoas realmente se tornaram mais cautelosas após cumprirem a pena alternativa”, afirmou.

Creso também reforçou o convite para as inscrições, que ocorrem pela Internet: acesse aqui!  A taxa de inscrição se concretiza com a doação de um quilo de alimento não perecível, que serão entregues ao Lar dos Vicentinos, Apae e Educandário Santa Margarida.

Confira a íntegra da programação:

Miriane Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.