Presidente do TJAC prestigia cerimônia de 106 anos da PMAC

Desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro destacou importância da PMAC para sociedade acreana e ressaltou cooperação entre Judiciário e forças de segurança; na ocasião, foram promovidos 49 praças e formados 190 soldados

O fim de tarde desta quarta-feira, 25, marcou um importante momento para a Segurança Pública no Acre. Durante a cerimônia de comemoração pelos 106 anos de existência da Polícia Militar do Estado do Acre, 49 praças foram promovidos a oficiais e 190 novos soldados PM concluíram o curso de formação.

Seguindo a política de estreitamento de laços entre o Poder Judiciário e os órgãos de Segurança Pública, mais uma vez a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, se fez presente e prestigiou o evento. Na ocasião, a magistrada reafirmou o compromisso do Poder Judiciário com a PMAC para apresentar à sociedade resposta e combate efetivos às atividades criminosas no estado.

Além da desembargadora-presidente, também se fizeram presentes à cerimônia, realizada em frente ao Comando da PMAC, no centro de Rio Branco, o governador do Estado, Gladson Cameli; o comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes; o procurador-geral do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro; o deputado Pedro Longo (representante da ALEAC); a prefeita de Rio Branco (em exercício), Marfisa Galvão; bem como diversas outras autoridades civis e militares de alta patente.

“Cumprimento com todo carinho aos militares que hoje ingressam nas fileiras da nossa PMAC. Esse é um momento em que todos nós acreanos – de coração, de alma, que para cá vieram – comemoramos os 106 da nossa Polícia Militar do Estado do Acre. Essa organização de destaque, que tem todo respeito, tem todo respeito do meio social, a quem hoje rendo, não só como presidente do Poder Judiciário, mas como cidadã brasileira e acreana, minhas sinceras homenagens”, disse a desembargadora Waldirene Cordeiro, em seu discurso.

A presidente do TJAC também assinalou o papel fundamental da Polícia Militar para garantia do próprio Estado Democrático de Direitos, “considerando que o seu atuar na preservação da ordem pública, na segurança das pessoas e do patrimônio, representa o equilíbrio social tão almejado por todos nós”.

“Em sua história, a Polícia Militar sempre figurou como parceira do Poder Judiciário acreano dada sua brilhante atuação em todas as suas vertentes, enquanto integrante do sistema de Justiça. Hoje temos profissionais que estão, com certeza, comprometidos com a sociedade, que alcançam novos patamares dentro dessa grande organização chamada Polícia Militar do Estado do Acre. Eu quero, na pessoa do senhor comandante-geral Paulo César Gomes, não apenas externar votos de congratulações pelos 106 anos da PMAC, mas por todo apoio conferido ao Poder Judiciário”, concluiu a presidente do TJAC.

Também o governador do Acre elogiou as atividades desenvolvidas pelas forças ostensivas de segurança, desde sua criação, ainda durante os tempos do Acre território, se dizendo, ele mesmo, um grande admirador dos trabalhos desenvolvidos pela corporação militar.

“Não escondo de ninguém o grande orgulho que sinto da nossa polícia. Uma corporação que tem contribuído de maneira decisiva para o desenvolvimento social e econômico do Acre. Só tenho uma palavra para manifestar o que sinto em relação a cada um dos nossos praças e oficiais que garantem a vida de milhares de acreanos e acreanas: gratidão”, comentou Gladson Cameli.

Por sua vez, o comandante-geral da PMAC, Cel. Paulo César Gomes, agradeceu os esforços empenhados pelo Poder Executivo, no sentido de reforçar contingentes, adquirir novos equipamentos e viaturas, promover reformas de quartéis, entre outras ações.

“Já são 106 anos atendendo a sociedade acreana, com presença nos 22 municípios. Para que possamos continuar prestando nossos serviços com excelência, o Estado tem sido muito importante nesse processo. Gostaria de destacar a reforma dos nossos quartéis. Alguns já foram entregues, outros estão em obras e temos mais R$ 8 milhões assegurados para dar continuidade às revitalizações”, registrou o comandante-geral da PMAC.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.