Judiciário do Acre participa de eventos nacionais pela preservação da Memória e cultura

Valorizando a memória e a cultura, o Judiciário esteve no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife, no dia 12 de maio, e entre os dias 16 a 20 oferta vistas guiadas, rodas de conversa e sessão de cinema, integrando a 20ª Semana Nacional dos Museus

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, 10 de maio, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Gerência de Acervo (Geace), integra agenda nacional de eventos pela preservação da memória e cultura da instituição. Na semana passada, entre os dias 10 e 13, ocorreu o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife, Pernambuco, com a presença de representante da Justiça acreana. Já nesta semana, de 16 a 20, o Palácio da Justiça promove exposições, seminários e palestras, na 20ª Semana Nacional dos Museus.

No primeiro evento, a gerente da Geace, a servidora Ana Cunha, foi convidada para ser expositora no Painel “Promoção da cidadania, educação, cultura, acessibilidade, igualdade, inclusão e direitos humanos”, realizado dia 12. Para Cunha o momento foi uma oportunidade para trocar experiências com outros tribunais. “Foram três dias de debates e trocas de experiências das mais diversas atividades exercidas por todos os ramos da Justiça”, explicou a gerente.

Foto mostrando a mesa com cinco expositoras sentadas atrás. Na frente tem um grande arranjo com flores laranja e verdes e atrás a tela do data show projetando o título do evento "Memória e Poder Judiciário"

O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou o Dia da Memória (10 de maio), e recomenda a promoção de um encontro anual para fomentar, divulgar e nivelar informações que precisam de atenção dos tribunais para as gestões dos documentos, memória e bibliotecas.

Dando continuidade as ações de preservação da memória e estímulo à cultura, o TJAC ainda faz parte da 20ª Semana Nacional dos Museus, realizada nos dias 16 a 22 de maio, no Centro Cultura Palácio da Justiça, em Rio Branco.

A ação inicia nesta segunda-feira, 16, com oficina de arte literária, voltada para produção de textos, das 14h às 17h, com a condução da Academia de Letras do Acre. Na terça-feira será feita uma visita guiada na Casa Museu Acre com 140 alunos do Colégio Militar Tiradentes. Além disso, a programação contém rodas de conversa e exibição do documentário “Os Soldados da Borracha”.

Veja a programação abaixo:

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.