Projeto Cidadão realiza casamento coletivo em Acrelândia

Quarenta e cinco casais disseram SIM em cerimônia conduzida pela juíza de Direito Isabelle Sacramento Torturela. Em 27 anos, o Projeto Cidadão já contabiliza mais de 50 mil uniões.

O casamento coletivo fez parte da programação de aniversário  de 30 anos do munícipio de Acrelândia, distante 119 km da capital Rio Branco. Nesta quinta-feira, 28, a ação aconteceu no Ginásio de Esportes, onde reuniu quarenta e cinco casais que disseram  SIM. A atividade foi solicitada pela Prefeitura Municipal de Acrelândia ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

A solenidade foi conduzida pela juíza de Direito Isabelle Sacramento Torturela, e prestigiada pelo prefeito de Acrelândia Olavo Francelino de Resende, a delegatária do Cartório de Acrelândia Miliane Gomes, a secretária Municipal de Assistência Social Regiane Teixeira Bezerra e demais autoridades do Poder Executivo e do Legislativo municipal.

Antes do início da solenidade, a servidora do TJAC, Milene Moura fez apresentação musical e emocionou os noivos.

Em seu discurso, o prefeito de Acrelândia Olavo Francelino destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário e uma resposta a demanda da comunidade. “Além de muito importante essa união com o Tribunal de Justiça, estamos muito felizes. O casamento coletivo é um pedido da população e se não fosse essa parceria, essa festa bonita que tá acontecendo hoje aqui não seria possível”, concluiu.

A magistrada Isabella Sacramento destacou a importância da ação do Poder Judiciário em prol da família, do amor e da cidadania. “É sempre muito bom participar do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça. É sempre bom ver eles celebrando, ver a emoção no rosto das pessoas, que acreditam no amor, na família,”

Como tradição, em todas as cerimônias são destacados dois casais. Para representar noivos mais novos, e outro para representar os mais experientes. Simbolizando os consortes mais experientes, Valdir Moura dos Santos e Maria Lúcia de Oliveira e como casal mais novo Mateus da Silva Soares e Ana Beatriz Araújo de Lima.

Do virtual ao real

Entre os quarenta e cinco casais, um deles se destaca pela particularidade de sua história. Lucas Souza Cunha, 20 anos e Francimara Gomes da Silva, 22 anos. Ele nascido e criado em Porto Velho, capital de Rondônia. Ela, nasceu em Acrelândia.

Lucas adora memes e posta bastante em seu perfil da rede social. Pois bem, tudo começou com uma singela curtida. Lucas e Francimara começaram a conversar e com o passar do tempo, a interação entre os dois foi aumentando e as conversas ficaram mais intensas. Assim, simultaneamente também cresceu o amor e a vontade de estar juntos. Lucas define esse sentimento assim: “quando me dei conta, já estava apaixonado por ela”, concluiu.

Casal de noivos posando. Mulher segurando buquê de flores. Ambos estão de branco.

Contudo, eles estavam separados por mais de 420 km. Ele morava na capital rondoniense e ela residindo em Acrelândia, mas mesmo assim começaram a namorar. Após nove meses de namoro, nas festas natalinas de 2020, Lucas viajou até Acrelândia para ter seu primeiro contato presencial com Francimara. O amor cresceu ainda mais.

“Ele veio para me conhecer e acabou ficando. A gente já decidiu casar, foi quando surgiu essa oportunidade do casamento coletivo a gente aproveitou, agarramos a oportunidade e estamos aqui”, disse Francimara com um largo sorriso.

Projeto Cidadão

O projeto cidadão é um trabalho social realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre que tem como finalidade primordial, assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos da área social. Ao longo de 27 anos do Projeto Cidadão, contabilizam mais de 50 mil uniões realizadas através do Casamento Coletivo. O casamento coletivo do Projeto Cidadão é uma ação de cidadania, pois fornece de forma gratuita acesso a oficialização das uniões, para aqueles que não tem condições de arcar com os custos no cartório.

Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.