Profissionais do TJAC recebem capacitação sobre saúde mental

O principal objetivo da conversa é o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, e a construção do fluxo interno de saúde mental da Gerência de Qualidade de Vida

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) através da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu uma roda de conversa sobre saúde mental, nesta segunda-feira, 4, na sede do TJAC.

Direcionada aos profissionais da Gevid e mediada pela coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Sesacre Janahina Monteiro da Cruz, o principal objetivo da conversa é o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. De igual forma, foi abordado o fluxo de saúde mental no Estado do Acre, as linhas de cuidado, regulamentação da Política Nacional de Saúde Mental, e a elaboração do fluxo interno de saúde mental da Gerência de Qualidade de Vida, a partir da rede de saúde mental para fins de divulgação com os servidores e magistrados, que resultará na elaboração de uma cartilha informativa sobre fluxo assistencial.

Para a Gerente de Qualidade de Vida do TJAC, Milene Moura disse que essa iniciativa é muito importante e oportuna. “Ao longo da nossa vida, lidamos com emoções positivas ou negativas, então o cuidado com as emoções é crucial. Essa capacitação foi muito importante para os profissionais da Gevid, para que os profissionais tenha uma atualização e saibam dar o direcionamento correto aos servidores, magistrados e seus respectivos dependentes.”, concluiu.

A Rede de Atenção Psicossocial foi instituída pela Portaria nº 3088, do Ministério da Saúde, em 2011, republicada em 2013, que pauta o atendimento para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.