Administração do TJAC recebe visita institucional da Presidência da OAB/AC

Além da viabilidade de instalação de escritório corporativo no âmbito dos juizados, a reunião abordou sobre a advocacia dativa.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, recebeu em seu gabinete, a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB/AC), nesta segunda-feira, 21. A reunião foi acompanhada do corregedor-geral da Justiça, em exercício, desembargador Samoel Evangelista, e da juíza-auxiliar da Presidência, Andrea Brito.

Entre as pautas, esteve a possibilidade e viabilidade de instalação de escritório corporativo no âmbito dos Juizados Especiais, Cível, Criminal e da Fazenda Pública. No encontro, solicitado pelo presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, ele destacou o exemplo já utilizado entre a instituição de advocacia acreana e a Justiça do Trabalho que tem gerado resultados positivos e ampliado a celeridade de processos. Nesse formato – do escritório nos juizados -, segundo ele, ao invés de realizarem diretamente a atermação, os reclamantes seriam atendidos por advogados plantonistas.

“Isso estaria oportunizando a verificação da viabilidade jurídica das demandas e o contraditório e a ampla defesa de maneira profissional, garantindo a estes honorários advocatícios tabelados somente em caso de êxito das demandas”, disse.

A desembargadora-presidente agradeceu a relação institucional e ressaltou que a atual Administração sempre vai prezar, acima de tudo, pelo respeito entre as categorias e garantiu que o pedido será estudado entre a Administração.

Além da viabilidade de instalação de escritório corporativo no âmbito dos juizados, a reunião abordou sobre a advocacia dativa.

O corregedor-geral da Justiça, em exercício, desembargador Samoel Evangelista, ressaltou que o órgão apoia as iniciativas que são em prol dos jurisdicionados e que colaborem com uma prestação jurisdicional célere e de qualidade aprimoramento os serviços de jurisprudência.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.