Presidente do TJAC anuncia entrega de equipamentos e acessórios nas unidades judiciárias

Seguindo determinação da atual Administração, foi iniciada a distribuição dos equipamentos que permitirão a implantação do Juízo 100% Digital em todas as comarcas do Estado do Acre

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, esteve na sede da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), na manhã desta terça-feira, 15, para tratar do fluxo de distribuição dos equipamentos e acessórios adquiridos para implantação do projeto Juízo 100% Digital, que é uma das prioridades da atual Administração.

Determinando celeridade na entrega, a presidente destacou que os equipamentos irão incrementar a prestação jurisdicional no Acre e os atendimentos virtuais, que estão sendo fundamentais durante a pandemia da Covid-19. Eles contribuirão para melhorar o desempenho dos hardwares utilizados no atendimento ao público por meio dos Balcões Virtuais, durante as audiências de instrução e julgamento e também nas Varas do Tribunal do Júri.

Segundo a desembargadora-presidente, Waldirene Cordeiro, que tem ao seu lado na Administração, o desembargador Roberto Barros na vice-presidência, e o desembargador Elcio Mendes na Corregedoria Geral,  essa é uma importante ação que se concretiza como  resultado de um intenso trabalho realizado pela gestão deste biênio 2021-2023.

“Estamos iniciando o segundo ano de gestão com boas notícias. Mesmo em meio a uma crise econômica, adotamos ações voltadas para a responsabilidade fiscal e otimização dos recursos, e também captamos parcerias que nos levaram a esse momento. Nosso esforço tem sido para fazer mais e melhor, diminuindo as necessidades e aumentando as conquistas”, disse a desembargadora-presidente, Waldirene Cordeiro.

Ao todo, foram adquiridos pela atual Administração, 500 cartões de memória SSD. As instalações já foram iniciadas e, segundo informações da DITEC, mais 500 unidades já estão em processo de compra. O acessório é de fundamental importância para atualizar os computadores do Poder Judiciário.

Com a instalação do cartão SSD, o tempo médio para ligar um desses computadores passa a ser de, em média, oito segundos, o que garante às máquinas maior sobrevida e lhes devolve a agilidade perdida. 

Além disso, 743 novos computadores já foram adquiridos e serão recebidos até maio para atender com prioridade as unidades judiciárias do primeiro grau. O tempo para recebimento se dá em virtude da ausência no mercado de diversos insumos necessários para a fabricação das máquinas, em decorrência da pandemia.

Já 200 webcams serão utilizadas nas secretarias judiciárias e também para humanizar o serviço de atendimento prestado ao público por meio do chamado balcão virtual. Adicionando-se ao serviço imagens mais amplas e em tempo real do atendimento, espera-se garantir mais segurança e satisfação aos usuários.

Outras 50 câmeras de alta definição serão utilizadas em audiências de instrução e julgamento e nas Varas dos Tribunais do Júri, tanto na comarca da capital como nas comarcas do interior do estado, para agilizar, aperfeiçoar e promover melhorias nas atividades jurisdicionais.

A aquisição dos equipamentos faz parte do projeto Juízo 100% Digital e dos projetos de humanização e modernização do Poder Judiciário. Nas aquisições, foram utilizados recursos próprios do TJAC e do Governo do Estado do Acre, por meio de Termo de Cooperação Técnica.

 

 

Márcio Bleiner | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.