Juiz-auxiliar da Presidência fala sobre os serviços no Poder Judiciário acreano em tempos de pandemia

É possível ouvir a programação ao vivo pela Rádio Aldeia FM e Difusora acreana, mas também acessar os conteúdos no site do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC)

O juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Leandro Leri Gross falou ao Boletim TJ Acre sobre a importância da vacinação e as medidas de proteção à saúde adotadas pela administração da Justiça estadual. 

Além dessa entrevista, que também tratou sobre a suspensão dos atendimentos presenciais por causa do aumento do número de pessoas com COVID-19, estão disponíveis diversos produtos de radiofônicos feitos pela equipe da Gerência de Comunicação do TJAC.

Boletim TJ Acre

No leque de conteúdos postados no site após serem veiculados ao vivo, estão: edições do programa de rádio com as notícias sobre os principais acontecimentos do Judiciário estadual, o Boletim TJ Acre; as peças de campanha de conscientização e educação; as entrevistas; e os quadros temáticos, como “Juiz Responde”, onde os ouvintes nos enviam uma dúvida sobre algum processo ou termo jurídico e um juiz ou juíza responde.

Para a gerente de Comunicação do TJAC, a jornalista Ana Paula Batalha, colocar o conteúdo online é uma forma de manter a população informada, guardar a memória da Justiça acreana e ainda ampliar o acesso ao Judiciário.

Afinal, informações essenciais sobre atendimentos e os serviços prestados pela instituição estão disponibilizadas tanto na transmissão ao vivo, quanto nas ondas da internet. Como foi o caso dessa última entrevista que trouxe as orientações da gestão administrativa do Tribunal de Justiça para esse momento no qual, infelizmente, a terceira onda da COVID-19 acomete o Acre.

Atendimentos

No dia 10 de janeiro, o setor de atermação dos Juizados Especiais da Comarca de Rio Branco tinha reiniciado o atendimento presencial ao público. Mas, no dia seguinte por conta de um parente do servidor do atendimento ter testado positivo para COVID-19, o ambiente voltou a atender à distância. A atermação é responsável por receber as reclamações de pessoas que se enquadrem no sistema dos Juizados, conhecidos como pequenas causas.

Durante a entrevista, o juiz-auxiliar da presidência do TJAC, Leandro Leri Gross, explicou sobre os canais de atendimento à distância e também discorreu sobre o retorno ao trabalho remoto dos servidores e magistrados. Pois, com o aumento significativo no número de casos, a equipe do Judiciário retornou ao teletrabalho, ficando a atuação presencial limitada a uma parcela de 30% dos integrantes do Judiciário acreano.

“Nós disponibilizamos na página eletrônica do Tribunal de Justiça o Balcão Virtual, onde a pessoa pode ter o atendimento conversando diretamente com o nosso servidor, por meio de videochamada, ou ele também dispõe do acesso por telefone e pelo WhatsApp”, explicou o Gross.

A lista com os números de telefone e links para acessar as salas do Balcão Virtual, estão nesse link. O magistrado também lembrou que outro caminho para iniciar um processo nos Juizados Especiais é a ferramenta Petição Cidadã, onde a pessoa só precisa acessar o link e preencher as informações requisitadas.

Vacinação

Outro ponto destacado pelo magistrado foi a necessidade da vacinação para combater a pandemia. Leandro Gross explicou que a administração do TJAC emitiu normatização exigindo que todos e todas que precisarem entrar nas dependências da instituição devem apresentar comprovante mostrando terem tomado as doses da vacina contra COVID-19.

“A política adotada pelo Poder Judiciário do Acre é a exigência do comprovante de vacinação para ter acesso aos serviços disponibilizados. Essa exigência é algo que quase todos os outros tribunais do país também fizeram. Até mesmo pelo fato de preservar os servidores que atendem as pessoas e também preservar a população que entra em contato com esses servidores”, disse o juiz.

Para ouvir mais essa e as outras entrevistas, acesse o site do Tribunal de Justiça do Acre. A programação de rádio do Judiciário é veiculada na Aldeia FM e rádio Difusora, nas cidades de Rio Branco Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó e Xapuri.

Emanuelly Silva Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.