Qualidade de vida é foco nas ações do TJAC em alusão ao Dia do Servidor

Rodas de conversa sobre a saúde e qualidade de vida se destacam entre as atividades comemorativas ao dia do servidor no Poder Judiciário

No dia do Funcionalismo Público, celebrado nesta quinta-feira, 28 de outubro, o Poder Judiciário, por meio da Gerência da Qualidade de Vida (Gevid), está com um olhar especial para a qualidade de vida e promoveu, no Centro Médico, localizado na sede do Poder Judiciário acreano, ações focadas na saúde e bem-estar do servidor.

A programação foi pensada e planejada de acordo com essas demandas. Na recepção, além do oferecimento de testes rápidos, para receber bem os protagonistas do dia, logo na entrada do Centro Médico foi servido chás de alecrim, boldo, capim santo, erva-cidreira e hortelã, todas cultivadas na horta do Projeto Farmácia Viva.

Após o retorno das atividades presenciais e quase dois anos de trabalho exercido na modalidade home office, nada mais oportuno que falar sobre ergonomia e dicas posturais. Durante a roda de conversa, o fisioterapeuta Rafahel Muniz distribuiu a cartilha Vida Com Qualidade, produzida pelo TJAC, com dicas para correção postural e mostrou na prática, exercícios simples que podem ser realizados em casa ou sentados na frente da mesa de trabalho.

O fisioterapeuta destacou sobre o significado dessa data e o objetivo dessa ação. “É um dia muito importante para nós, principalmente nós servidores da Gevid, para promover mais uma campanha de saúde e sensibilizar cada profissional a ter os cuidados básicos com a postura e tratar quando for o caso”, concluiu.

 

A servidora Bárbara Otsuka, lotada da Diretoria de Finanças e Informação de Cursos (DIFIC) participou do bate-papo e disse que gostou muito porque abordou assuntos da rotina que todos como postura e tratamento. “Achei a palestra muito legal e é importante porque faz parte do nosso dia a dia, pois  a gente trabalha sentado diante do computador por 7h por dia e temos que saber a postura como sentar, a posição do braço, enfim, achei bem interessante”, comentou.

Em seguida, o médico Fabricio Lemos falou sobre saúde do homem e da mulher em tempos de pandemia numa roda de conversa que gerou bastantes comentários e trocas de experiência de como cada servidor e servidora passou pelos períodos de quarentena e os cuidados com a saúde. O médico abordou ainda sobre as atualidades no mundo da medicina, e já adiantou que haverá novas ocasiões como essa para continuar o bate-papo.

 

“Foi uma palestra de grande valia, onde nós pudemos debater com vários profissionais, onde se ampliou o debate sobre questões psicológicas, familiares, tratamentos, motivações e sobre as atualidades no mundo da medicina. Foi muito bom, saímos bem contentes e felizes, e com certeza haverá próximas oportunidade para novos debates em saúde para uma melhoria da saúde psicológica, fisiopatológica de cada servidor do Tribunal de Justiça”, disse o clínico.

Lotada na Gerência de Execução Orçamentária, a servidora Ana Shirley disse que as palestra ressaltou sobre a maneira como cuidamos da saúde e a oferta desse tipo de ação do TJAC ao servidor. “Acho muito importante porque nos permite parar um pouco pra refletir em como estamos cuidando da nossa saúde, especialmente no local de trabalho no caso das orientações da fisioterapia, e a conversa com o médico sobre a saúde da mulher, pois as vezes gente dá importância exageradamente a um só aspecto da nossa vida e a conversa fez com que a gente pondere e aprenda a equilibrar as nossas ações”, afirmou.

As atividades foram encerradas com o sorteio de brindes aos presentes.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.