CIJ convida para palestra sobre o trabalho com as famílias de origem das crianças e adolescentes acolhidos

A transmissão será via Microsoft Teams em tempo real, no dia 5 de novembro, a partir da 15h (horário de Brasília)

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por meio da Escola Judicial dos Servidores, convidam para a palestra online “O trabalho com as famílias de origem das crianças e adolescentes acolhidos”, que acontecerá dia 5 de novembro, a partir da 15h (horário de Brasília), 

A palestra será realizada via Microsoft Teams em tempo real, com previsão de duas horas de duração e tem como conteúdo programático os objetivos do acompanhamento das famílias de origem, as estratégias de ação, as especificidades do acolhimento familiar e os instrumentos de trabalho com famílias (PIA, linha da vida, genograma e ecomapa).

Um dos objetivos da palestra é contextualizar os participantes acerca da importância fundamental de se trabalhar com as famílias de origem para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, levando-os a compreender a construção histórica do conceito de família. Assim como, refletir sobre os estigmas e preconceitos sociais voltados, sobretudo para as famílias mais vulneráveis que chegam aos serviços da rede de proteção social e ao sistema de garantia de direitos.

O público alvo são magistrados e servidores do Poder judiciário, Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e servidores da Defensoria Pública, membros e servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, advogados, delegados, assistentes sociais e psicólogos, como também profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para: ejus.capital@tjsp.jus.br ou ejus.interior@tjsp.jus.br.

 

As palestrantes

Sara Maria Luvisotto – Assistente Social com dez anos de atuação na alta complexidade, em serviços de acolhimento para crianças adolescentes. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Famílias Acolhedoras do Instituto Fazendo História, onde trabalha desde 2016.

 Valéria Brahim – Psicóloga com especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente, pela Universidade de São Paulo, e em Responsabilidade Social Empresarial, pela Universidad Castilla La-Mancha/Espanha; terapeuta de família com base na Teoria Sistêmica; coordenou diversos projetos em parceria com o CONANDA e Ministério dos Direitos Humanos; atuou como gerente de programas sociais por 20 anos em organização da sociedade civil; Consultora do Instituto Aliança com Adolescentes no projeto Àwúre, parceria entre Unicef/ BA e Ministério Público do Tabalho; professora de curso EAD e de pós graduação presencial; autora de livros e artigos sobre o direito de crianças e adolescentes.

Com informações Comunicação Social TJSP

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.